ANSIÃO: Parlamento Jovem foi destaque

O Centro Cultural de Ansião acolheu a 23 de Fevereiro, a sessão distrital de Leiria do Parlamento Jovem, no tocante ao Ensino Básico. Participaram 75 jovens Deputados, oriundos de 25 escolas de todo o Distrito de Leiria.

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos Círculos da Europa e de Fora da Europa. O programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República: uma sessão destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e uma sessão destinada aos alunos do ensino secundário.

Os objectivos passam pela educação para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos Portugueses; promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente, proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais; estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectem o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

As orientações do Parlamento dos Jovens e acompanhar a sua execução são definidas pela Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, num programa que se desenvolve em cinco fases, de que Ansião vai acolher a quarta: uma sessão distrital com os deputados eleitos em todas as escolas do círculo eleitoral e com a presença de um Deputado da Assembleia da República. Nestas sessões, é aprovada a Recomendação do círculo eleitoral e são eleitas as escolas que irão representar os jovens do Distrito na Sessão Nacional. Quanto às Sessões Nacionais na Assembleia da República, abrangem dois dias: um primeiro em que todas as Comissões Distritais se congregam, em reuniões presididas por Deputados da Assembleia da República, e um segundo, em que decorre a sessão plenária propriamente dita. Na primeira parte, decorre um Período de Perguntas a Deputados da Assembleia da República, com representação de todos os Grupos Parlamentares, e, na segunda parte, os jovens debatem as medidas aprovadas nas Comissões, seleccionando 10 que integrarão a Recomendação final à Assembleia da República. Embora tenha evoluído continuamente em termos de modelo e orgânica, a iniciativa Parlamento dos Jovens remonta já a 1995.