Animais selvagens abatidos para celebrar aniversário de Mugabe

 

Elefantes, búfalos, impalas, zibelinas e um leão serão mortos e a sua carne servida aos cerca de 20 mil convidados da festa do 91.º aniversário de Robert Mugabe. O caso não é novo e continua a repetir-se, apesar de ser considerado um atentado à ética.

O líder do Zimbabué é já conhecido por celebrar os seus aniversários de forma excessiva e extravagante, mas, desta vez, a festa, que se celebra no próximo dia 28, está a motivar a preocupação e as críticas dos ambientalistas.

Isto, porque Tendai Musasa, um conhecido agricultor local, pretende oferecer dois elefantes, dois búfalos, duas zibelinas, cinco impalas e um leão para o banquete. A oferta representa um valor de cerca de 105 mil euros.

Musasa aguarda a autorização da autoridade que gere a vida selvagem no Zimbabué para poder abater estes animais. “Esta é a nossa forma de apoiar o presidente com um tom festivo”, disse o agricultor ao “Zimbabwe Chronicle”.

“Não sou a favor da doação de animais selvagens para uma celebração ou qualquer outra razão”, reagiu Johnny Rodrigues, responsável pela conservação da Natureza daquele país. “Já fazem isto há anos. Sempre que há uma festa, vários elefantes e búfalos são abatidos. Isto é totalmente anti-ético e não deveria ser permitido”, acrescentou.

Note-se que, recentemente, Robert Mugabe tem vindo a ser criticado por pretender exportar 27 elefantes para a China, país conhecido pelo negócio do marfim.

A festa dos 91 anos do ditador terá lugar no Elephant Hills Resort, um luxuoso hotel e spa, durante um campeonato de golfe, em Victoria Falls.

Fonte:JN