O Jornal Mira Online acompanhou na noite de quinta-feira o início dos trabalhos da equipa da Proteção Civil que atacou mais um ninho de Vespas Asiáticas no Concelho de Mira (desta vez na Lagoa).
Em uma curta entrevista com os operacionais, ficamos a saber que – acredite! – este trabalho é realizado entre quatro a cinco vezes por dia, não dando, desta forma, descanso a quem empenha-se em combater esta verdadeira praga que pode estar em qualquer lado. Que o digam os habitantes de outros Concelhos como, por exemplo, Cantanhede e Montemor…
Ângelo Lopes e sua equipa alertam para “os perigos que estas vespas representam” e, por isso, deixam uma informação preciosa para todos os mirenses: “Caso avistem um ninho destes nunca se aproximem… liguem imediatamente para o número da Proteção Civil de Mira, que é o 91 660 1234”.
Mas, em caso de, eventualmente ser picado por uma vespa, o número a contactar é mesmo o 112, uma vez que isso requer uma ação por parte dos bombeiros ou outra autoridade, no sentido de resguardar a saúde da pessoa atacada.
O trabalho que ontem foi efetuado requereu um inseticida próprio para atacar as vespas, as larvas e os ovos e tem uma atuação de nove meses. Contudo, cerca de 48 horas após a aplicação, os operacionais voltam ao terreno para comprovar se o trabalho desenvolvido correu como o esperado, ou se é necessária uma nova aplicação.
“A todos pede-se que estejam atentos e que avisem a Proteção Civil tão rápido quanto possível”, disse o responsável da Proteção Civil do Concelho
Jornal Mira Online