André Monteiro: “O balanço do Tuning foi bastante positivo!”

28.5.2024 –

No fim de semana de 18 e 19 de Maio, Portomar recebeu o “Tuning & Drift by ACCM”. André Monteiro, ao olhar para o que foi feito, deixa a sua visão sobre o evento que levou milhares de pessoas ao recinto do evento.

 

JMO – Que balanço faz dos dois dias deste evento?

AM – O balanço do evento é extremamente positivo! Após ano e maio desde a última edição, rebatizámos e evento com um nome mais auto-explicativo e comercial  – Tuning & Drift Festival by ACCM – e adicionámos alguns pormenores novos, como prémios e provas. Tivemos uma adesão massiva de participantes, 40 pilotos no drift (limitados à capacidade da pista e parque, porque haveria muitos mais) e 147 carros na exposição. Da parte do público, também uma adesão extremamente positiva, passaram mais de 4000 pessoas nos dois dias, muitas delas repetindo a ida porque o bilhete era de 2 dias e o programa diferenciado. Muito feedback positivo, muita solicitação e um regozijo de nós na organização vermos as pessoas satisfeitas e praticamente tudo correr bem.

JMOComo é habitual, existiram bastantes queixas de quem reside na redondeza, por causa do barulho noturno. Porventura tencionam mudar o local do evento para algum espaço mais distante da povoação?

AM –Temos noção dos problemas que a concentração traz aos moradores, mas é uma atividade cujo ambiente não é fácil de controlar. Ainda assim, tentámos introduzir alguns recursos para os minimizar: colocação de rede dupla de 1,80m na pista de drift do lado das casas, colocação de sacos de lixo nas grades de 100 em 100m, limitação do uso da eletricidade para som até às 0h00, etc. Já sondámos alguns espaços, mas longe da povoação não há ainda solução viável com alcatrão, dimensão e água/luz. Vamos trabalhar na mitigação dos problemas no largo com mais afinco.

JMO – Considera ter sido “uma pena” não ter acontecido o desfile noturno este ano?

AM – O desfile noturno foi realizado, acabou por acontecer de uma forma minimalista dentro do largo da Feira! Foi uma forma de os participantes e o público poderem ter um cheirinho do que tem acontecido nas outras edições. Foi mostrado um pouquinho de tudo, luzes, som e adereços, só não deu o efeito da caravana colorida dos outros anos, que percorreu vários sítios do concelho. Na próxima edição vamos reunir com as forças de segurança com mais tempo para conseguirmos alcançar os requisitos de segurança e realizar o desfile.

Jornal Mira Online