ANDEBOL: Portugal organiza o Campeonato Europeu de Masters 2017

O Comité Executivo da Federação Europeia de Andebol (EHF) atribuiu a Portugal a organização do Campeonato Europeu de Masters de Andebol. Gondomar, Cidade Europeia do Desporto em 2017, será a cidade anfitriã do Campeonato Europeu de Masters, que vai decorrer de 8 a 11 de Junho do próximo ano e que será organizado pela FAP, Masters Andebol do Porto (AMAP) e Câmara Municipal de Gondomar.

Com 12 anos de história, o Campeonato Europeu de Masters tem sido organizado uma vez por ano. Ao longo destes anos, já participaram mais de 500 equipas no Campeonato Europeu de Masters de Andebol, o que representa cerca de 11000 jogadores Masters a praticar a modalidade na Europa.

moveis-pascoa-2016

O principal objetivo da EHF é que os jogadores pratiquem Andebol e que respeitem as normas de fair-play, o adversário e os árbitros. Nesta perspectiva, o torneio tem sido realizado com o espírito de diversão, encontrar velhos amigos e voltar a jogar Andebol. Deste modo, enquadra-se sempre o aspeto competitivo com o fator social.

GONDOMAR ACOLHE O EUROPEU DE MASTERS EM 2017

A FAP será a entidade organizadora da prova e atribuirá competências à AMAP para a organização do evento. Para além disso, a AMAP e a FAP farão uma parceria com a autarquia de Gondomar, no sentido de facilitar o acesso logístico à infraestrutura existente.

No que diz respeito à competição em si, abrangerá 5 escalões, 3 masculinos e 2 femininos:

 Masculino: +35; +45; +50

 Feminino: +33; +43

A AMAP sagrou-se campeã no escalão de 35+ em 2015, em Nice. Pretende-se que a AMAP represente Portugal em mais do que um escalão. Cada escalão terá como limite a inscrição de 16 equipas, compostas por 18 jogadores e 4 elementos na equipa técnica.

A forma de disputa será em fase de grupos e finais. As equipas não classificadas para as finais, terão uma fase de qualificação para as classificações restantes.

Na fase de grupos, a duração dos jogos será de duas partes de 15m sem intervalo. Nas fases finais, será de duas partes de 20m com intervalo de 5m.

Para além da parte competitiva, é objectivo da organização criar uma “Zona do Andebol” com entretenimento, zona social e referências ao Andebol.

A organização espera receber em Gondomar mais de 1200 atletas, de mais de 60 equipas e conta, ainda, com a presença de todos os agentes do Andebol, uma vez que se pretende ter, durante 4 dias, a presença de parte da história do Andebol Europeu.