Andam, por aí fogos a mais… Ontem foi no Miraoásis!

Algo de muito estranho anda a se passar por uma determinada área da Praia de Mira, nos últimos tempos. E é o mínimo que se pode dizer do terceiro incêndio em pouco tempo por aqueles lados!

Neste sábado foi no Miraoásis e só não atingiu maiores proporções, já que colocou habitações em perigo, devido a pronta ação de bombeiros mirenses e cantanhedenses, proteção civil de Mira e sapadores florestais de Mira que, em rápida e concertada atuação, evitaram males maiores!

Segundo informações prestadas ao Jornal Mira Online pelo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mira, Nuno Pimenta“a junção de condições atmosféricas adversas, com muito calor e vento à mistura, fez com que o foco de incêndio chegasse junto das habitações… sendo dominado devido aos inúmeros meios que vieram em grande força!”.

Mais, Nuno Pimenta afirmou que “Logicamente, a prioridade eram as pessoas e os seus bens, e somente depois de chegado “o grosso” do reforço, aconteceu a atuação direta no combate às chamas, para que tudo fosse, finalmente, concluído”.

Estiveram no local para combater o incêndio que consumiu aproximadamente 2.100 metros quadrados de pinhal e mato, 8 viaturas dos Bombeiros Voluntários de Mira, com 23 elementos, 1 viatura dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede com 5 elementos, a equipa dos Sapadores Florestais de Mira, a Proteção Civil de Mira, a GNR, o Instituto de Conservação da Natureza e 1 helicóptero ligeiro que foi, entretanto, desmobilizado quando foi determinado que a sua atuação no local, já não se fazia necessária.

O Presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira, Francisco Reigota, também esteve no local, para tomar ciência do incidente e acompanhar os trabalhos, bem como Raul Almeida, o edil de Mira e Comandante da Proteção Civil local e Nelson Maltez, sendo que ambos estiveram na coordenação e até envolvidos diretamente nos trabalhos.

Francisco Ferra