Ançã recebeu galardão Eco-Freguesias XXI

Ançã foi uma das três freguesias do distrito de Coimbra, galardoadas recentemente pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) com o prémio Eco-Freguesias XXI. Devido ao contexto pandémico em que vivemos e às novas regras impostas pelas entidades governamentais, a cerimónia de atribuição dos galardões, no Teatro-Cine de Pombal, num formato presencial e “online”, adaptado à nova realidade e indo ao encontro das recomendações da Direção-Geral da Saúde.

Para Cláudio Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Ançã manifestou um “orgulho enorme para toda a freguesia e para as suas gentes”, salientando que “contamos com a ação de todos para que possamos continuar a transformar esta vila num território onde os valores da sustentabilidade económica, social e ambiental sejam uma preocupação constante”. O autarca sublinha que “este é um primeiro passo de uma caminhada mais exigente. Ainda muito há a fazer e a melhorar, mas já muito se tem feito e esse reconhecimento está à vista. Estamos no bom caminho e esta acreditação internacional é prova disso”, concluiu.

Recorde-se que as insígnias visam reconhecer e premiar as freguesias mais sustentáveis do país avaliadas através de um conjunto de 10 indicadores ligados à sustentabilidade económica, social, sociocultural, ambiental e territorial. De referir que a ABAE iniciou este projeto em 2014, procurando trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis, pretendendo desta forma, valorizar percursos, avaliar processos e reconhecer resultados que se materializam através da atribuição do galardão.

A Câmara Municipal de Canyanhede, em comunicado, “felicita a Junta de Freguesia de Ançã, pelo pioneirismo alcançado com esta iniciativa, perfeitamente alinhada com os objetivos de sustentabilidade ambiental que o município tem adotado”.