O concelho de Anadia será palco de três Campeonatos da Europa de Ciclismo, nas vertentes de estrada, pista e BTT, em julho de 2022. São esperados mais de dois mil atletas e cerca de 30 mil visitantes.
O programa das competições foi decidido, durante o passado fim de semana, aquando da visita do presidente da União Europeia de Ciclismo (UEC), Enrico Della Casa, às provas da Taça da Europa de BMX, realizadas na pista olímpica do Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos.
A primeira competição será o Campeonato da Europa de BTT para sub-23 e sub-19, que irá disputar-se na pista de Cross Country Olímpico (XCO) instalada na União das Freguesias Tamengos, Aguim e Óis de Bairro. As corridas vão decorrer entre 1 e 3 de julho, sendo atribuídos títulos de XCO, Eliminação BTT (XCE) e Cross Country Curto (XCC).
De 7 a 10 de julho, o concelho de Anadia será o epicentro do Campeonato da Europa de Estrada para Sub-23 e Sub-19. Nos dias 7 e 8 serão atribuídos os títulos europeus de contrarrelógio, estando as jornadas finais reservadas para as provas de fundo.
O Velódromo Nacional, localizado na freguesia de Sangalhos, será palco do Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Sub-19, entre os dias 14 e 19 de julho.
Além das competições, a UEC aproveita a realização das provas em Portugal para reunir, em Anadia, o Comité Diretor, assim como as Comissões de Estrada, de Pista e de BTT.
A UEC tem, atualmente, 50 federações associadas, apostando nos eventos do próximo ano como lançamento dos novos valores do ciclismo europeu, na rota de apuramento e preparação dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
“É com grande entusiasmo que assumimos, em conjunto com a Câmara Municipal de Anadia e a UEC, este enorme desafio de realizer, pela primeira vez, um Campeonato da Europa durante três semanas, integrando as vertentes de ciclismo de estrada, BTT e pista. Conseguimos atrair ao CAR Anadia este grande evento graças às excelentes infraestruturas desportivas que possuímos, sendo neste momento o único centro de alto rendimento em ciclismo com capacidade para realização deste tipo de campeonatos integrados numa mesma única região”, explica o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.
O dirigente federativo tem grandes expectativas para os Europeus do próximo ano. “A dimensão do evento e a diversidade dos Campeonatos que vamos realizar em 2022, e o facto de coincidirem com o período de férias em toda a Europa, será um enorme incentivo para a presença de mais público europeu que, tradicionalmente, acompanha os seus países e ciclistas. Este evento será também uma grande oportunidade para o ciclismo de esperanças em Portugal. Vamos preparar com grande ambição a participação das seleções Nacionais nos Campeonatos da Europa”, adianta o presidente da Federação