ANADIA: Executivo camarário aprova Relatório e Contas de 2024

01.04.2025 –

A Câmara Municipal de Anadia aprovou em 31 de março, por maioria, com a abstenção da vereadora do Partido Socialista, o Relatório e Contas referentes ao ano de 2024. O documento apresenta uma elevada percentagem de execução, quer na despesa quer na receita, que atingiu a maior taxa conseguida neste ciclo autárquico.

De referir que o Orçamento de 2024 teve um incremento no seu montante, face ao ano anterior. O documento apresenta um grau de execução de 93,36% (receita) e de 89,50% (despesa), demonstrativo da continuação de elevadas taxas de execução dos orçamentos apresentados. De sublinhar ainda os indicadores bastante sólidos que o Município de Anadia continua a evidenciar.

A execução financeira das Grandes Opções do Plano, que apresentou o maior valor em termos de dotação, é de 88,75%, superior em valor e em percentagem aos valores de execução do ano 2023. De salientar os elevados montantes comprometidos nas funções sociais e económicas, mostrando a preocupação do executivo em continuar a dar resposta a duas importantes áreas para o bem-estar das populações.

Resultado das elevadas taxas de execução apresentadas em 2024, nomeadamente do aproximar da taxa de execução da despesa à da receita, o saldo de gerência a transitar para o ano de 2025 situa-se nos 2.409.912,00 €, dos quais, cerca de 1.400.000,00€, foi incorporado nas despesas de investimento.

Ampliação da Zona Industrial de Amoreira da Gândara e construção da Zona Industrial de Vale Salgueiro (Alféloas); construção de 16 fogos na Quinta do Rangel (Ancas) e 21 fogos em Sangalhos, no âmbito da Estratégia Local de Habitação; construção do arruamento de ligação entre a Rua do Montouro e a Rua das Sobreiras (Anadia); início da construção do Eco centro (Alféloas), requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Sangalhos; requalificação da Escola Básica de Vilarinho do Bairro; adaptação da antiga Escola Secundária de Anadia para Alojamento Estudantil; requalificação ambiental e paisagística do Monte Crasto; renovações das redes de abastecimento de água em várias freguesias do concelho; requalificação da rede viária nas diversas freguesias do concelho; e transferências financeiras para as Juntas de Freguesia, foram algumas das prioridades concretizadas, de acordo com a estratégia definida para o mandato em curso do executivo municipal.

Entretanto, foram lançados procedimentos para outras obras, cujas adjudicações estão determinadas e as construções serão iniciadas no presente ano, nomeadamente a ampliação do Centro Escolar de Tamengos, a reabilitação da Casa dos Castilhos – Casa Abrigo, em Aguim, requalificação do Largo da Estação e ruas Nossa Senhora Auxiliadora, São João Bosco e Visconde Seabra, em Mogofores, e ainda a requalificação de centros urbanos de algumas freguesias, designadamente da Moita, São Lourenço do Bairro e Vila Nova de Monsarros.

Os apoios sociais tiveram um ligeiro incremento, seja no apoio direto aos agregados ou às instituições particulares de solidariedade social, parceiras do Município, no âmbito do apoio que prestam à comunidade. Igualmente se incrementaram os apoios às associações desportivas e culturais do concelho, bem como se assegurou o reforço no apoio à cooperação com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, considera que “a prestação de contas evidencia as prioridades estabelecidas pelo executivo para a sua estratégia de intervenção, com uma gestão de recursos que pauta pelo rigor e planeamento, garantindo que o concelho seja mais sustentável, mais solidário, mais inclusivo e mais próspero”.

Os documentos vão agora ser submetidos à Assembleia Municipal de Anadia para discussão e aprovação, em sessão que deverá acontecer no decorrer do mês de abril.