O Município de Anadia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em parceria com os Bombeiros Voluntários de Anadia, participou, no passado dia 15 de novembro, na iniciativa nacional “A Terra Treme”, um exercício público de cidadania que visa sensibilizar e capacitar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo, tendo desenvolvido sessões de esclarecimento, no Centro Escolar das Avelãs e na Escola EB1 da Moita, envolvendo cerca de 120 alunos do Ensino Básico.
A sessão de esclarecimento consistiu na visualização de um vídeo denominado “Quando a terra tremer…”, onde foram abordadas as seguintes temáticas: O que é um Sismo? Como se Mede um Sismo?
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de realizar um exercício, durante o qual foram dadas a conhecer algumas medidas de autoproteção a ter antes, durante e depois de um sismo, através de três gestos básicos de proteção: Baixar (baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se), Proteger (proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente) e Aguardar (aguarde até a terra parar de tremer).
De salientar que esta iniciativa é promovida anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo.
Considerando que a prevenção começa pela noção de risco e esta obtém-se a partir do conhecimento do território e do espaço em que vivemos, importa reforçar os conhecimentos dos cidadãos de modo a contribuir para a adoção de atitudes e comportamentos mais responsáveis e adequados, relativamente aos principais riscos e suas formas de prevenção.