Amnistia Internacional Portugal congratula-se com fim da greve de fome de Luaty Beirão

A diretora-executiva da Amnistia Internacional Portugal, Teresa Pina, congratulou-se, esta terça-feira, com o anúncio do fim da greve de fome do ativista angolano Luaty Beirão, que considerou ter sido “um ato de bravura e coragem”.

O “rapper” e ativista angolano, que está internado sob detenção numa clínica de Luanda, terminou a greve de fome de protesto contra a sua prisão preventiva ao fim de 36 dias, disse à Lusa o seu advogado.

Em declarações à agência Lusa, a responsável da Amnistia Internacional (AI) Portugal classificou o fim da greve de fome como uma “boa notícia”, pois não houve “perda de vida humana”.

“É um ato de enorme coragem e de grande bravura por parte de Luaty, que decidiu que deveria terminar a greve de fome por entender que deve entrar noutra fase para enfrentar a questão”, disse.

Teresa Pina salientou que a “AI respeita as vontades individuais e não se intromete neste tipo de decisões”.

No entender da diretora da AI Portugal, com o fim da greve de fome evitou-se a deterioração da situação.

“Quero dizer também que a nossa expectativa mantém-se agora reforçada. Esperemos que se abra um novo capítulo no caso, designadamente que se olhe para o que está em cima da mesa: acusações num processo que envolve prisioneiros de consciência e que o julgamento não tenha lugar, que sejam retiradas acusações e as pessoas libertadas”, sublinhou.

Fonte: JN