Everton Luiz foi chamado de “macaco” pelos adeptos do Rad Belgrado e deixou o estádio revoltado com a falta de proteção dos jogadores da equipa da casa.
Chamado de “macaco” pelos adeptos do Rad Belgrado na vitória 1-0 do Partizan, no último domingo, durante jogo do Campeonato Sérvio, o brasileiro Everton Luiz reconhece que, infelizmente, dificilmente haverá punição aos envolvidos no ato de racismo.
“Sabemos que não vai acontecer nada, é assim em todos os lugares. Os adeptos deveriam ser expulsos dos estádios, o correto seria proibi-los de irem aos jogos daqui para a frente. Vamos ver quais serão as consequências, a minha Direção já está a tratar disso”, desabafou o médio do Partizan, em entrevista a O JOGO.
Os gestos racistas de parte da claque do Rad Belgrado começaram ainda nos minutos iniciais da partida em Belgrado. Nem mesmo os apelos através do altifalante do estádio abafaram os insultos dos adeptos da casa.
“Fui chamado de macaco durante todo o jogo. Além dos gritos, muitos fizeram gestos a imitar os macacos e os sons ficavam mais fortes quando me aproximava das bancadas. Chorei de raiva. Também fiquei indignado com a postura de alguns jogadores do Rad Belgrado, que compactuaram com os ataques ao defenderem os adeptos. Senti-me rodeado por pessoas sem sentimento. Ao invés de ser protegido, fui atacado ainda mais. Isso deixou-me mais revoltado ainda”, explicou.
“O único que tomou providências foi o árbitro, que alertou o quarto árbitro. Minutos depois, alguém no altifalante do estádio pediu para que os insultos parassem. Mas foi em vão, os gritos continuaram. No fim da partida, com a cabeça quente, acabei por fazer um gesto obsceno para os adeptos”, completou.
A Federação Sérvia de Futebol (FSS) comunicou na tarde desta segunda-feira que o estádio do Rad Belgrado está suspenso provisoriamente por causa dos atos racistas contra Everton Luiz.
“Devido ao mau comportamento de seus torcedores que insultaram racialmente um jogador, o estádio de Rad foi suspenso até a Federação Sérvia de Futebol (FSS) passar um veredicto. A suspensão significa que não haverá jogos da primeira divisão no local até que uma decisão final seja tomada e um processo disciplinar tenha sido aberto contra todas as partes envolvidas no incidente”, comunicou a FSS.
Fonte: O Jogo
Foto: STR / AFP