Ação solidária promove recolha de donativos junto da comunidade escolar
Os alunos de cada uma das turmas da Escola Secundária Lima-de-Faria procederam à entrega de mealheiros, após a recolha de donativos junto da comunidade escolar, com o objetivo de dotar e promover o funcionamento do Jardim de Infância Manuela Miranda, na Ilha de Soga, na Guiné-Bissau. Esta sessão solidária assinalou o Dia Mundial dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro.Durante a cerimónia, os estudantes assistiram a um vídeo sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, reforçando a importância da dignidade e do respeito mútuo. Além disso, entregaram os mealheiros acompanhados por uma vela simbólica e da leitura dos 30 artigos que compõem a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Este gesto demonstrou o compromisso da comunidade escolar com o direito à educação e o apoio a crianças em condições de extrema pobreza, fortalecendo valores de solidariedade e cidadania. O vice-presidente Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, marcou presença na sessão e destacou a “importância da realização destas atividades em meio escolar, que são uma oportunidade ímpar para educar de forma integral os nossos jovens”. A cerimónia contou ainda com a presença de José Soares, diretor do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Graça Chorosa, do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Tiago Rocha presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Lima-de-Faria e Margarida Coelho, presidente da Associação S.O.G.A. – Servir Outra Gente com Amor.
Cada um dos presentes discursou, destacando a importância do cumprimento dos Direitos Humanos na nossa vida em sociedade, que se traduz no respeito pela dignidade de todo e qualquer ser humano.
A presidente da S.O.G.A. agradeceu a toda a comunidade escolar o seu apoio constante e generoso, que faz toda a diferença na Ilha de Soga.