Alerta: Crianças de oito anos alvo de abusos pelo telemóvel

Há crianças com oito anos vítimas de chantagem sexual na Internet, diz a PJ. Os smartphones dão-lhes acesso a aplicações perigosas e até as PlayStation têm riscos. Julga que sabe o que o seu filho/a faz na Internet? Se calhar não sabe.

Em menos de uma semana, a Polícia Judiciária (PJ) deteve três pedófilos que criavam falsos perfis na Internet, fazendo-se passar por menores para levar as crianças a fotografarem-se nuas, usando depois as imagens para as chantagear. A vítima mais nova tem dez anos, mas a PJ admite que há casos de crianças ainda mais novas, pelo que situa o grupo de risco entre os oito e os 15 anos.

Não há dúvidas, para os especialistas, de que cada vez mais cedo as crianças são atacadas, pois é também cada vez mais cedo que recebem dos pais smartphones com capacidade para aplicações muito sofisticadas e que oferecem garantias de anonimato aos pedófilos. Novos programas surgem com tanta frequência que é praticamente impossível aos pais conhecerem tudo o que existe nos smartphones ou tablets dos filhos.

Fonte JN