Alemanha campeã europeia de andebol 12 anos depois, ao bater Espanha

Este é o segundo título da formação germânica.

A Alemanha conquistou hoje o seu segundo título europeu de andebol, após bater a favorita, mas irreconhecível, Espanha, por 24-17, em Cracóvia, na Polónia.

Depois dos 32-29 com que os espanhóis (procuravam título inédito à sua quarta final) venceram os alemães na abertura do Europeu, era difícil imaginar o ‘paupérrimo’ desempenho do conjunto ibérico, que, ao intervalo, ainda sonhava (10-6) ‘acertar agulhas’, mas nada melhorou no período complementar.

A Alemanha esteve sempre na frente, sendo que o primeiro golo espanhol de bola corrida surgiu apenas aos 11.40, na altura a reduzir para 5-2.

O guarda-redes Wolff exibia-se a um nível incomparável – Sterbik não conseguiu a mesma eficácia – e a Alemanha tinha ainda o condão de marcar várias vezes em inferioridade numérica, perante um adversário que perdia diversas bolas ‘fáceis’. A possante e agressiva defesa germânica fez o resto, ‘eclipsando’ o ataque rival.

O descanso podia servir para serenar o jogo da Espanha, que ainda estava mais do que a tempo de reverter o destino a seu favor, mas sofrer dois golos consecutivos logo na abertura deixou-a a seis golos, a maior diferença até então.

Confiante, e com tudo a sair-lhe bem, a Alemanha nunca permitiu qualquer aproximação, enquanto a Espanha desesperava por soluções que exigiam a cabeça fria que não teve, pelo que se revelou impotente para reentrar na discussão do resultado.

Hafner foi o melhor marcador do desafio, com sete golos, seguido do espanhol Entrerrios, com cinco.

Com este triunfo, a Alemanha passou a somar dois títulos europeus (2004 e 2016), três mundiais (1938, 1978 e 2007) e um olímpico (1936).

Fonte e Foto: sapo desporto