Ah! se o cheiro dessas delícias pudesse ser sentido através das imagens…

 

Keep Calm, Morhua, Canadian Star, Lila, Milénio, Mata-Fome, Petisc´art, Pátio do Tabuínhas, O Seiça, A Petisqueira, Salgáboca, Litur, Taberna do Xoxo, Peixaria Nosso Mar, A Cozinha, A Chave, Calidris, Tapisco By Beto e Confraria Nabos e Companhia: eis os locais que farão as delícias gandaresas serem a melhor experiência gastronómica dos seus próximos dois finais de semana!

O local escolhido para a apresentação deste novo projeto gastronómico mirense foi o paradisíaco e pitoresco “Moinhos da Areia”, que combinou na perfeição com a mesa recheada de algumas das deliciosas iguarias que estarão nos dias 18, 19, 20 e 25, 26 e 27 de Março a fazer parte das ementas daqueles locais.

Bruno Alcaide, Luís Lavrador e Raul Almeida deram o mote para um evento que já vinha sendo pensado há dois anos mas, por conta da pandemia, somente agora entrará no calendário da gastronomia e do turismo de Mira.

This slideshow requires JavaScript.

Primeiramente receosa, devido aos problemas causados pela frágil economia destes últimos dois anos, finalmente “a restauração abraçou esta atividade” mesmo com o mais recente percalço para o retomar da economia, que dá pelo nome de Guerra!

Mas, como explicou – numa verdadeira aula – Luís Lavrador, este é um projeto que visa não somente a sustentabilidade económica, como também as sustentabilidades cultural e ambiental, identificados na “coesão cultural e social, através de uma alimentação que envolve a partilha de afetos” e traz à tona, lembranças de tempos idos, onde os mais velhos passam às gerações mais novas as histórias de cada sabor, de cada cheiro, de cada tempero de pratos tão saborosos quanto bem apresentados, que deixam água na boca de quem os vê!

Quem não aprecia uma suculenta sardinha na telha? um delicioso enchido? Umas saborosas filhoses? Muitos de nós, certamente… para não usarmos a palavra “todos”! E é dessa diversidade que se trata, quando o que está em causa é a I Edição do “MIRA À MESA” que está a chegar.

É, também por este meio, que a Câmara Municipal, dirigida por Raul Almeida quer chegar aos cidadãos do Concelho e dos visitantes, convidando-os a saírem de casa, dirigirem-se a um dos restaurantes aderentes e a saborerarem um pouco do muito que a gastronomia local tem de bom para oferecer. Segundo o edil mirense, passa por aqui, “o impulso à restauração e a economia local”, esperando que “os restaurantes transportem para os seus espaços, a nossa tradição” durante dois finais de semana, ou 6 dias se assim preferirem.

São seis, as oportunidades. Dezanove, os locais… e uma vasta diversidade de pratos gandareses que farão as delícias de quem se atrever a sair da sua zona de conforto para (re)descobrir, indubitavelmente, a excelência de tão grandes afetos, nascidos numa qualquer cozinha que escolher para saborear um mundo de emoções que merece ser preservado para que as gerações vindoras possam ter o mesmo prazer, um dia…

Jornal MIra Online