Águas do Centro Litoral recebe Executivo de Cantanhede e Mira na futura ETAR de Cantanhede

06.6.23 –

A convite da AdCL, o Executivo Municipal de Cantanhede e Mira esteve na futura ETAR de Cantanhede, acompanhando a evolução da obra, consignada no início de 2023.

A Administração da Água do Centro Litoral (AdCL), na pessoa do seu Presidente, Alexandre Oliveira Tavares, e dos seus Administradores, Sandra Santos, Paulo Leitão e Silvério Regalado, receberam na obra da futura estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Cantanhede, a Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, o Presidente da Câmara Municipal de Mira, Raúl Almeida, e restantes Executivos; da Comissão de Acompanhamento, e ainda o Presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Manuel e a Administração da Inova, Idalécio Oliveira e Pedo Castro.

Esta obra surge da necessidade em solucionar o saneamento nos municípios de Cantanhede e Mira, onde o extenso emissário que recebe os efluentes dos dois municípios e é encaminhado para a ETAR de Ílhavo, onde se registam excesso de caudais. A situação é especialmente crítica no inverno em resultado do enorme volume de efluentes pluviais oriundos das redes municipais que, em conjunto com os efluentes industriais, excedem os volumes do dimensionamento do emissário, resultando em descargas.

“Esta visita pretendeu fazer um acompanhamento desta empreitada crucial para os municípios de Cantanhede e Mira”, adiantou o Presidente do Conselho de Administração da AdCL. “A AdCL está empenhada na boa execução da obra, esperando receber o primeiro efluente no 1.º semestre de 2024”, conclui.

Para a Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, esta empreitada “é, de facto, importante do ponto de vista ambiental, mas também permitirá o crescimento industrial nesta zona do nosso território”.

Raúl Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mira, destaca, também, que “esta é uma obra da maior importância para Mira, que vai permitir que finalmente se acabe com o flagelo das descargas na vala Real. Só descansaremos no dia em que estiver em pleno funcionamento.”

A Empreitada de Conceção-Construção da ETAR de Cantanhede, representa um investimento de mais de 9 milhões de euros, cofinanciada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, e foi consignada, em janeiro de 2023, ao consórcio “Espina & Delfin/ Factor Ambiente”, estando a fiscalização dos trabalhos a
cargo da empresa RIOBOCO – Serviços Gerais, Engenharia e Manutenção, S.A.

Além da construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), a AdCL tem, também em fase conclusão a Empreitada de aumento da capacidade das infraestruturas, num valor de 3,7 milhões de euros, igualmente cofinanciado pelo POSEUR, obras que visam reforçar o Sistema de Saneamento da Ria Sul-Aveiro e solucionar o saneamento nos municípios de Mira e Cantanhede.

As duas empreitadas, que representam um valor total de cerca de 12,8 milhões de euros, cofinanciado pelo POSEUR, incluem a construção da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Cantanhede e de 1,2 km de emissários de saneamento e ainda o aumento de capacidade das cinco (5) estações elevatórias existentes (Pocariça (CT1); EE Pisão (CT2); EE Catarinões (CT3); EE Taboeira (CT5); EE Casal dos Netos (CT6))