“Atravessamos um Verão dos mais quentes e secos desde que há registos.
Atravessamos um Verão em que os níveis de água estão assustadoramente baixos e em que até várias lagoas correm o risco de secar.
24 de agosto de 2022 – O Governo toma uma decisão e torna-a pública – “O Governo recomenda às autarquias a subida da tarifa da água aos grandes consumidores domésticos (consumos superior a 15m3), enquanto durar o período de “maior gravidade de seca” que o país atravessa…” (DN).
“A medida é recomendada a 43 municípios, aqueles mais afetados pela seca, e deverá ser aplicada no terceiro escalão, ou seja, a consumos superior a 15 metros cúbicos. “Esta medida é fundamental para a moderação dos consumos nestes territórios””(DN)
Cantanhede, obviamente, não está inserido nesta lista.
26 de Agosto de 2022 – “Há concelhos do Norte a recusar recomendação do Governo para aumentar tarifa da água” (SIC Notícias).
Pois bem, como alguns vaticinaram no passado, a água está, já hoje, a ser um dos bens transacionáveis mais valiosos do planeta.
A existência de indicadores que este bem finito pode estar a entrar numa fase de menor disponibilidade para a raça humana devem, naturalmente, soar a alerta para todos o nós. O Governo português não terá sido diferente e propôs medidas para melhor utilizarmos e gerirmos este bem tão valioso e atualmente, em algumas geografias nacionais, já escasso (se as medidas estão certas ou não, não é o que me traz aqui hoje).
Um dos princípios que orientou a adoção das mediadas em causa foi, também, o incentivo à boa utilização da água e a sensibilização para o não desperdício da mesma. Uma das formas é obviamente o aumento da tarifa. Sempre sentimos de uma forma diferente quando o impacto passa pelo nosso bolso…
Em Cantanhede, apesar de ser um município afortunado ao nível das nascentes de água que existem no território, não fugimos à regra da necessidade de otimizar utilização da água e dos recursos que direta ou indiretamente a ela estão ligados.
16 de Agosto de 2022 – Aprovado em reunião do Executivo da Câmara Municipal de Cantanhede o aumento da tarifa da água em cerca de 30% no abastecimento de água! Sim, não foi gralha, são mesmo 30%! Esta aprovação foi concretizada com os votos favoráveis dos vereadores do PSD e a abstenção dos vereadores da bancada socialista (da qual faço parte). Estes últimos fizeram questão de afirmar que não estando contra o aumento da tarifa por definição, até como forma de estimular o não desperdício da água e a otimização dos seus consumos, não compreendiam o aumento de 30% que achavam exagerado.
Se bem me lembro ouvimos da boca de um vereador do PSD e Vice Presidente da Câmara, termos como “demagogia” ou “populismo” que não mereceram a nossa reação pois, se há coisa que sempre fizemos questão de fazer foi nunca enveredar por esses caminhos. Já outros, …
Em suma, não poderia deixar de partilhar convosco esta preocupação que tenho em relação aos consumos de água que devemos rapidamente otimizar e, não menos importante, partilhar também esta nova realidade que brevemente sentiremos nas faturas da INOVA (aumento de 30% no abastecimento de água).
Entretanto, outros municípios, com um contexto ao nível do acesso à água completamente diferentes do de Cantanhede, apesar da indicação governamental, preferem não aumentar tarifas.
Reflitamos…”