A Agência Federal de Veículos a Motor (KBA, sigla em alemão) anunciou nesta quarta-feira ter detetado em vários fabricantes valores de emissões de gases com efeito de estufa acima do permitido, numa investigação lançada após o escândalo Volkswagen.
“Com base nos dados brutos, comprovou-se até agora, em parte, altos níveis de NOx [óxido de azoto] em diferentes condições de condução e de ambiente”, afirma a KBA em comunicado divulgado, mas sem especificar as marcas ou modelos que não cumprem as regras.
A KBA começou no final de Setembro uma avaliação geral a veículos, após o escândalo de manipulação de dados de emissões da Volkswagen na sequência de uma denúncia da Agência de Proteção Ambiental (EPA) norte-americana.
A agência propôs, então, analisar mais de 50 modelos diferentes dos principais fabricantes alemães – Volkswagen, BMW, Daimler – e outras marcas estrangeiras, como Ford, Alfa Romeo, Dacia, Hyundai e Mazda. Também foram testadas marcas como a Opel e a Mercedes. Os carros testados vão desde citadinos como os Smart ForTwo até carrinhas como a Volkswagen Crafter, diz a Bloomberg.
Analistas do setor automóvel estimam que a Volkswagen poderá acabar por suportar um custo total de 35 mil milhões de euros para recuperar desta crise, entre multas, processos judiciais, impostos, e correção dos motores em causa.
Fonte: Lusa