Aeroporto do Porto com planos para duplicar passageiros em 6 anos

A comemorar 70 anos de vida depois de amanhã, o Aeroporto do Porto/Francisco Sá Carneiro está longe de estar ultrapassado.

Na última década, quadruplicou o número de passageiros, de cerca de dois milhões para os oito milhões a contabilizar até ao final deste ano, e os planos para duplicar a capacidade de movimentos, até 2022, poderão, segundo o diretor, Fernando Vieira, “duplicar os atuais passageiros em poucos anos”.

Com os atuais 73 destinos diretos, operados por 20 companhias aéreas, a próxima grande aspiração do aeroporto é captar mais voos de longo curso. “As companhias de longo curso só começam a equacionar aeroportos quando atingem cerca de 12 milhões de passageiros, portanto, com oito milhões, já vão começar a olhar para nós com outro interesse. Já temos algumas aproximações de certas companhias, mas estas coisas chegam a levar anos a negociar”, explica Fernando Vieira, diretor do aeroporto há quase 20 anos e responsável pela estratégia que tornou o destino conhecido. “Foi sorte e foi algum mérito”, admite, com a reserva que lhe conhecem os funcionários do aeroporto e os parceiros de instâncias como a Associação de Turismo do Porto, cuja direção também integra.

Fonte JN