Segundo relata a imprensa estatal, a adolescente terá entrado em trabalho de parto quando filmava uma partida de voleibol do campeonato nacional chinês sub18, na cidade de Changxing, província de Zhejiang, costa leste do país.
Depois de ter dado à luz na casa de banho, a jovem abandonou a recém-nascida no meio de arbustos, numa “reação de pânico”, segundo descreve o jornal local “Hangzhou Daily”, e voltou para continuar a filmar a partida.
“Ela estava a descansar junto à quadra”, descreveu o homem, identificado como Wang, à versão online do “Diário do Povo”, o órgão oficial do Partido Comunista Chinês (PCC).
“Parecia bem após o parto. Deve ter um corpo forte para conseguir dar à luz uma criança durante uma partida”, disse.
Os bebés nascidos fora do casamento na China são muitas vezes abandonados devido às pressões de uma sociedade ainda tradicional e à restritiva política de natalidade do país, que proíbe os casais de terem mais de dois filhos.
No domingo passado, um recém-nascido foi resgatado de um vaso sanitário na província de Yunnan, sudoeste da China, de acordo com um sítio gerido pelo ministério de Segurança Pública chinês.
Na mesma nota não se pormenoriza se o bebé acabou preso no tubo por ação deliberada ou acidente.