26.2.2024 –
São seis anos de constante preocupação com a segurança dos banhistas que acorrem às praias mirenses…
“Ser uma organização referência a nível nacional na promoção de segurança aquática”: foi com esta mentalidade que um dia nasceu a ADAMASTOR – Associação de Nadadores Salvadores de Mira e é nesta pedra basilar que está segura uma das mais importantes Associações desta área, em todo o país.
Sábado, 24 de Fevereiro, foi dia de celebrar entre amigos, parceiros e companheiros de batalha e, mais uma vez, Pedro Morins apontou o que já foi feito para, sem andar em bicos de pés, reconhecer que é preciso fazer mais, no sentido de serem garantidas todas as condições de segurança de pessoas e, também, de uma maior consciencialização ambiental.
À medida que celebramos os nossos sucessos, também reconhecemos os desafios e os obstáculos que ainda temos pela frente. A segurança aquática é uma responsabilidade contínua, e devemos permanecer vigilantes, comprometidos e sempre dispostos a aprender e evoluir”, afirmou Pedro Morins.
Mas, o dia-a-dia nesta atividade está sempre sob a tênue linha que cruza os (felizes) salvamentos da (triste) perda de vidas humanas. Por isso, o orador não deixou de recordar que, “infelizmente (…) voltamos a ter mortes por afogamento nas nossas praias…”
“Naquele momento, fiquei abalado, coloquei tudo em causa, questionei-me o que poderíamos nós ter feito de diferente e a verdade é que naquele momento não encontrava respostas. À data, tínhamos um serviço ganhador que permitiu salvar várias vidas fora da época balnear ao longo dos anos. Hoje, tenho a certeza de que precisamos de restruturar o Serviço de Prevenção ao Afogamento, precisamos de um serviço mais robusto, mais responsivo, mais profissional…. e espero poder contar convosco para que mais uma vez Mira seja referência por uma cultura de segurança que infelizmente não existe no nosso país” continuou o timoneiro de uma instituição que já ultrapassou, em muito, as fronteiras do Concelho de Mira.
Agora, feito o balanço do último ano, é chegada a hora de renovar esperanças e fazer o futuro acontecer.
Com objetivos bem definidos, tais como a “Manutenção dos projetos existentes (melhorando sempre que possível)”, a “Inauguração da nossa sede”, “Evoluir para uma estrutura profissional” e a criação de um projeto para crianças no sentido de ser criada uma maior “sensibilização ambiental e riscos aquáticos” fica a certeza de que toda a equipa da ADAMASTOR continuará a dar, de si, sempre mais e mais, para um amanhã melhor… a cada dia, a cada instante…
Jornal Mira Online