A CONFAGRI congratula-se por, após longas negociações, se tenha alcançado um acordo sobre a PAC a vigorar até 2027.
“Felicitamos a Ministra da Agricultura Maria do Céu Antunes pela perseverança e capacidade negocial demonstradas, conducentes à obtenção de um máximo divisor comum entre o Conselho, a Comissão e o Parlamento Europeu”, destaca o secretário-geral Francisco Silva.
A nova PAC é hoje acordada, num contexto de pandemia COVID-19, que tem colocado em situação muito difícil os setores produtivos agrícolas do nosso país e as respetivas fileiras, o que coloca muito seriamente em causa a viabilidade económica de muitos produtores e da agroindústria associada.
Ficam, agora, criadas as condições para se concluir o Plano Estratégico da PAC (PEPAC), que deve ser um instrumento impulsionador de uma maior equidade da aplicação da PAC em Portugal.
A CONFAGRI ambiciona que o PEPAC contribua para a soberania alimentar e para a sustentabilidade económica, ambiental e social do Mundo Rural, dando efetiva resposta às necessidades estruturais da agricultura portuguesa, dos agricultores e das suas cooperativas e que tenha, por isso, um forte cariz de apoio à produção, organização e competitividade agrícola.