Acabou a Mostra Gastronómica. Que pena…

A foto de capa desta reportagem simboliza todos os grupos que, em nome de cada um dos seus objetivos, deram a cara por quatro dias em grande nesta 20ª Mostra Gastronómica da Região da Gândara que encerrou na noite de Domingo.

Entretanto, nem sequer é necessário relembrar a beleza da paisagem que margeou novamente a Mostra. A Barrinha fala por si só!

Nem vale a pena enumerar as excelentes condições encontradas por todos os que lá compareceram, almoçaram, jantaram, ouviram canções e se divertiram!

Nem o vento por vezes forte e frio, nem uma hipotética chuva que acabou por não acontecer… nada afastou pessoas, sorrisos, convívios, confraternizações. Nada!

E, qual foi o motivo para que nada disto se fizesse necessário, repetir até a exaustão?

Simples!

O motivo é a vontade que o ser humano guarda dentro de si mesmo, de ser feliz… e a felicidade – bem vistas as coisas – não existe… o que existe são momentos felizes!

O que trouxe tanta gente à Praia de Mira foi o mesmo motivo pelo qual virão daqui a 12 meses: querer aproveitar ao máximo o que a gastronomia local tem de bom para oferecer. Aproveitar até à última gota os sabores refrescantes de espumantes, sangrias, cervejas, águas ou refrigerantes. Aproveitar para subir uma rua e ver o mar, o belo mar mirense, ali tão perto. Aproveitar os sorrisos e os abraços de um povo acolhedor…

Os adjetivos ficam com cada um que lá compareceu. As opiniões são de todos e de cada um. Mas, pelo que se viu e ouviu, voltar para o ano é a palavra de ordem.

Quem lá esteve sabe bem o porquê de querer retornar…

Francisco Ferra