04.12.2023 –
A ABMG – Águas do Baixo Mondego marcou presença no ENEG – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Águas e Saneamento, que decorreu desde o dia 27 até ao dia 29 de dezembro, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
A Sessão de Abertura contou com a presença do Presidente da Comissão Organizadora do ENEG, Frederico Fernandes, do Presidente do Conselho Diretivo da APDA, Rui Godinho, do Subsecretário das Nações Unidas, Jorge Moreira da Silva, e, do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, que visitaram os stands presentes no evento, durante o momento da inauguração da exposição. Nuno Campilho, Diretor-Geral da ABMG, participou no debate: «O equilíbrio do atual subfinanciamento do setor – como, com quem e com o quê?» , onde foram analisados os riscos que se conseguem antever no horizonte e debatidas as várias possibilidades e modelos de financiamento, que garantam a capacitação das entidades gestoras e o desenvolvimento contínuo do sector.
O caso da ABMG, mais precisamente o caso de estudo da digitalização da operação, foi também abordado nesta edição do ENEG cujo debate foi sobre a importância da uniformização dos processos na eficiência de uma Entidade Gestora. A ABMG participou também no prémio Tubos de Ouro, da APDA, nas categorias de «Melhor Ação de Desenvolvimento Sustentável» e «Melhor Projeto de Comunicação do Valor da Água», sendo que os galardoados foram, respetivamente, a Águas e Energia do Porto e a Águas do Tejo Atlântico.
O jantar e Gala do ENEG 2023 ocorreu na Alfândega do Porto, no dia 28 de novembro e «Um grito pela água» foi o lema escolhido pela APDA, comissão organizadora do evento.
O encontro contou com mais de 800 participantes.