A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promove no próximo dia 5 de novembro, às 11:05 horas, a 8.ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado “A TERRA TREME”. A data apontada para a sua realização coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU.
Esta iniciativa insere-se nas atividades integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.
O exercício compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, individualmente ou coletivamente são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.
Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa, a ANEPC tem o desiderato de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste Exercício a outros setores da sociedade civil.
A ANEPC tem contado com a parceria do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), na organização do exercício a “A TERRA TREME”.
Embora o Exercício tenha expressão nacional, a ANEPC irá realizar, em articulação com a DGE e a DGEstE, um evento principal na Escola Básica da Ericeira, em Mafra, o qual, face à situação decorrente da pandemia da COVID´19, irá decorrer num formato mais reduzido, servindo para assinalar a data e promover a sensibilização de todos para a temática do risco sísmico.
Salienta-se que a realização dos três gestos que compõem este Exercício pode ser concretizada em qualquer contexto, sem colocar em causa as medidas de saúde pública associadas à COVID´19.
A participação no Exercício pode revestir múltiplas formas, nomeadamente:
– O registo individual e/ou da sua Instituição no sítio digital www.aterratreme.pt/inscreva-se;
– A promoção da resposta a um inquérito que visa aferir o grau de perceção ao risco sísmico (www.aterratreme.pt/inquerito);
– A revisitação dos procedimentos preventivos e de emergência para fazer face a um evento de sismo e/ou tsunami;
– A realização de uma sessão de esclarecimento em formato online dedicada à explicação das medidas preventivas e dos comportamentos de autoproteção a adotar nas nossas casas e nos locais de trabalho;
– A disseminação através das redes do correio eletrónico interno de conselhos e recomendações sobre as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar em caso de sismo/tsunami, etc;
“A TERRA TREME” tem um website dedicado (www.aterratreme.pt), que disponibiliza informação sobre o Exercício e recursos de divulgação. Foi também criada a hashtag #aterratreme para identificar nas redes sociais as publicações pessoais/institucionais relacionadas com a iniciativa.
A ANEPC convida os cidadãos e as entidades a inscreverem-se em www.aterratreme.pt como demonstração do seu compromisso pessoal/institucional para com a causa da proteção e segurança, e como forma de apoio e expressão pública do seu envolvimento no Exercício “A TERRA TREME”.