A Solidariedade Social esteve presente no 25 de Abril mirense…

A emotiva data do dia da Liberdade serviu de mote para uma justa homenagem às IPSS´s do Concelho de Mira.

Foi sob o olhar atento de uma plateia que encheu por completo o Salão Nobre da CMM, que nove entidades receberam a “Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro” das mãos de Raul Almeida, quando o município celebrou os 45 anos da Revolução dos Cravos e aproveitou o ensejo para demonstrar o apreço que aquelas IPSS´s merecem.

Com a presença de Ramiro MirandaNelson Cadete e Raul Almeida na mesa de honra e com os seus discursos evocativos à efeméride e a importância da Solidariedade Social, Mira não deixou – como nunca poderá deixar – de honrar o passado e evidenciar as conquistas advindas de um 25 de Abril de 1974 deveras importante para apenas permanecer nos manuais escolares.

A liberdade conquistada e celebrada ano após ano é um bem que, como ali foi dito, “nunca poderá ser dado como adquirido” por conta das transformações que o mundo vive a cada instante e, em particular, a própria Europa que corre o risco do retrocesso em alguns países, a todo instante. Desta forma, o sonho e a esperança ganham forças a cada aurora e é em cada dia que se deve construir um continente e, em última análise, um país mais solidário e menos injusto.

A importância de cada uma das inúmeras – mas, nunca suficientes – instituições de solidariedade social ganha relevo porque elas, como também ali foi dito – “muitas vezes substituem as entidades públicas” no seu papel interventivo. É nelas que – todos os dias – recaem mais e mais pessoas e famílias com carências de vária ordem e é nelas que estas pessoas encontram o alento.

Mas, o papel das IPSS´s vai ainda mais longe. Na economia social, também elas têm um peso enorme. Raul Almeida deixou dados que fazem a todos refletir, no que se refere às nove entidades hoje agraciadas: elas, em conjunto, ocupam 250 funcionários, atendem a 750 utentes todos os dias e detêm, também em conjunto, um orçamento que os 4,8 milhões de euros… É possível, pois, perceber-se o impacto na economia local, de todo o trabalho desenvolvido por elas!

Eis a relação das IPSS´s que receberam a “Medalha de Mérito Municipal”, nesta data:

  • Associação Idosos Mirense
  • Associação S. Social dos Carapelhos e Corticeiro de Baixo
  • Casa do Povo de Mira
  • Centro Paroquial S. Social de Mira
  • Centro S. Paroquial do Seixo de Mira
  • Cercimira
  • Obra de Promoção Social de Coimbra (Casa da Criança de Mira / Centro de Bem Estar Infantil do Seixo de Mira)
  • Obra do Frei Gil
  • Unidade Paroquial de apoio da Praia de Mira

Os representantes destas entidades e todos os demais presentes, tiveram a oportunidade de ouvir Vítor Santos e Miguel Santos, através das cordas dos seus instrumentos, canções que ajudaram a relembrar o momento em que os homens liderados por Salgueiro Maia entregaram a Portugal a oportunidade de viver livremente.

Resta-nos, a todos, fazer com que esse direito seja sempre respeitado…

This slideshow requires JavaScript.