A santa Casa de Misericórdia de Paris tem, ao longo dos últimos 3 anos tido alguns pedidos de ajuda por parte de emigrantes portugueses.
Esses pedidos têm aumentado progressivamente, disse à Lusa o provedor da instituição que celebra 20 anos a 13 de junho.
Tudo isto se deve ao facto de nos últimos anos as pessoas, “devido à situação económica do Pais” terem sido obrigadas a emigrar e grande parte delas a dormir na rua.
«As pessoas emigram em massa. Não sabemos quantos chegam, mas vemos que os pedidos de ajuda – para pagar hotel ou comprar comida – têm aumentado, até da parte de pessoas com mais de 60 anos e acabadas de emigrar», explicou o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paris.
Por ano, a Santa Casa da Misericórdia de Paris ajuda «mais de 500 pessoas de uma forma ou de outra», entre ajuda alimentar, alojamento, apoio moral a pessoas sós e doentes ou mesmo «para oferecer uma sepultura condigna aos compatriotas que morrem sós». Por outro lado, a Santa Casa da Misericórdia de Paris aproveita o vigésimo aniversário para lançar uma campanha de adesão de novos voluntários, pretendendo atingir os mil associados.
Outra iniciativa para mobilizar a comunidade é a corrida «Correr pela Misericórdia», no dia 05 de outubro, nos arredores de Paris (Jouy-en-Josas), com a participação do ex-futebolista Rui Barros.