Mais de cento e trinta pessoas vieram de Portugal inteiro até à Praia de Mira, no passado sábado… para uma pescaria solidária!
Longe de ser uma “mera atividade lúdica ou desportiva” como definiu António Reis, um dos organizadores do Concurso de Pesca que foi batizado como Vamos ajudar a Larinha”, a pesca também torna possível assumir-se como um evento com caráter solidário.
O fim de tarde e a noite do dia 11 de Agosto de 2018 foram marcantes para quem se associou a uma ação por demais benemérita, para a família da Lara Miranda “Vida” e, também para ela.
Da ideia diferente para angariar fundos no sentido de haver continuidade no tratamento da Larinha, merece de todos, sem exceção, o maior dos apoios, visto que o seu objetivo foi amplamente alcançado!
Sessenta e nove duplas, cento e trinta e oito pescadores no total contando, inclusive com muitas participações de emigrantes portugueses que se encontram de férias na zona de Mira, dão a imagem real do alcance da causa de que se trata nesta crónica.
E, porque a Larinha (como, infelizmente, muitas outras crianças na sua condição) merece toda a ternura do mundo, lá estiveram eles a apanhar peixes mas sempre com olhos postos no resultado final… que não era o de saber quem vencia o concurso. Todos venceram, todos foram dignos no humanismo que uma ação destas encerra!
Este evento teve como mentor o Campeão Nacional 2017 de surfcasting, António Reis, ele que é natural da Praia de Mira, e teve ainda apoios oficiais da Câmara Municipal de Mira, Junta de Freguesia da Praia de Mira , Capitania do Porto de Aveiro, ARPDABL e a Adamastor – Associação de Nadadores Salvadores de Mira e ainda muitos comerciantes locais e também nacionais, ligados à pesca e não só.
Os resultados não poderiam ter sido melhores: Além dos exemplares capturados e do seu peso, que passam obviamente para segundo plano, conseguiram-se angariar mais de 3.000€, entre inscrições e rifas para sorteio de material angariado… estes sim, números que interessavam ser conquistados!
Não, os pais da Larinha não saem para alguma zona de conforto, uma vez que os custos são constantes e sempre altos. Mas, eles conseguem com mais esta preciosa ajuda, seguir em frente na sempre dura batalha para dar à sua linda filha, um amanhã melhor.
Parabéns a todos: Desde António Reis até o último nome dos participantes, desde os apoios oficiais aos de empresas que deram algo de si, desinteressadamente… todos sem exceção merecem o respeito e o apreço da comunidade local e não só. Todos foram grandes. Todos foram enormes… como, enormes, eram os seus corações em prol de uma menina que toca fundo em todos os que a conhecem!
Jornal Mira Online