A LÍNGUA PORTUGUESA COMPLETA HOJE 800 ANOS

27 de Junho é a data oficial do “aniversário” da língua portuguesa. Esta é a data em que se conheceu o primeiro documento em português: o testamento do rei D. Afonso II.

De lá para cá, o português tornou-se a QUARTA língua mais falada no mundo. É a língua oficial destes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Índia (nos distritos de Goa, Damão e Diu) e na China (Macau), sendo 290 milhões de nativos e 35 milhões de não-nativos.

Acima de tudo é uma língua utilizada, valorizada e reconhecida pelas suas potencialidades não somente linguísticas, mas também culturais e económicas.

É uma língua que, pela sua complexidade, riqueza e beleza, “seduz” muitos que dela possuem pouco ou nada, em comum. A quantidade de falantes é muito grande, é óbvio, pelos 200 milhões de brasileiros existentes nos quatro cantos do mundo, mas a sua origem é muito mais antiga que o próprio Brasil, sendo assim, também óbvio, que no espaço temporal, as origens nascidas em Portugal nunca se perderam. Não existe uma língua “brasileira”: existe o “português falado no Brasil”.

E isto é, seguramente, uma prova irrefutável da força e da pujança de uma língua que, com 8 séculos, nunca deixa de ser atual. Aliás, como uma mutante, está cada vez mais rica e moderna…

MAPA 1