A legionella já causou 160 infeções e quatro mortes confirmadas, principalmente na região de Vila Franca de Xira.
O ministro da Saúde anunciou ontem, em conferência de imprensa, que foi «decidido suspender as atividades das principais torres de refrigeração» da empresas do concelho afetado.
«Foi decidido encerrar as torres de refrigeração das principais fábricas da zona afetada com vista a proceder à desinfeção e desincustração das mesmas», «Esse encerramento nas torres de refrigeração está a ser desencadeado agora».
Paulo Macedo referiu ainda que, ao início da noite, quatro equipas da inspeção do Ordenamento «estão junto de empresas, também noutras áreas».
Por outro lado, acrescentou que as autoridades estão a fazer avaliações «junto de algumas casas dos moradores», dado registar-se «uma concentração [de casos] em algumas ruas» do concelho de Vila Franca de Xira.
Considerando que «o surto de legionella está a ter um comportamento de acordo com o expectável», Paulo Macedo aconselhou a população a tomar as recomendações emitidas para evitar o contágio.
Nas suas declarações no final da reunião, o ministro explicou que o Instituto Ricardo Jorge tem realizado análises a águas e a torres de refrigeração, mas que os resultados não são conclusivos, sendo necessário aguardar «entre cinco a dez dias» para obter dados mais fiáveis.
in «TVI24»