Entre os dias 7 e 10 de Junho, a Praça do Peixe de Portomar recebeu um evento inédito: a I Edição da Feira da Gândara.
Uma iniciativa nascida da ideia dos “Três Efes” (Fernando Heleno, Fernando Magueta e Fernando Velhinho), o objetivo central foi a de promover a região da Gândara, mostrando suas tradições e sua culinária, levantando um pouco o véu daquilo que se faz e do muito que já foi feito neste espaço que vai desde o Concelho de Vagos até ao da Figueira da Foz, passando pelo de Mira e chegando, também, pelo de Cantanhede.
Construído de uma forma informal, como é apanágio da região, desde uma conversa à volta da mesa onde Fernando Magueta colocava questões e trocava ideias com os seus convidados, até ao final do evento, trocaram-se impressões, assistiram-se a espetáculos, aprendeu-se muito sobre a Gândara e, claro está, comeram-se as deliciosas iguarias confecionadas por mãos habilitadas para fazê-lo, tamanha era a experiência nos sabores gandareses!
É tempo, agora, de reflexão dos promotores do evento. Implementar alterações que julguem necessárias, acrescentar ideias, absorver o que de bom aconteceu e meditar nas coisas menos boas que possam ter ocorrido, fazem parte do balanço sempre necessário para que, na continuidade, os bons momentos possam continuar a acontecer.
Os Fernandos deram uma nova alma a um Mercado do Peixe que pode e merece ser sempre utilizado para as boas coisas que se fazem pelo Concelho de Mira. Local de excelência para a ideia original – a Feira da Gândara – o Mercado do Peixe tem tudo para continuar a ser o lugar escolhido em edições futuras. A Feria e o Mercado conjugam-se, complementam-se e dão um certo charme à esta ideia…
Que venham mais edições… para levar sempre mais longe o nome de uma região composta por gentes que querem o bem dela!
Jornal Mira Online