“Lentamente, a Formação Profissional está a deixar de ser encarada com preconceito, como uma segunda escolha (alternativa ao Ensino Superior), podendo ser sinónimo de um futuro de sucesso profissional”, defende Luís Rocha, Diretor do CEARTE.
O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) esteve presente na Futurália, a maior Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa em Portugal, que decorreu entre os dias 3 e 6 de abril, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.
Com mais de 80.000 visitantes e 550 expositores (entre escolas profissionais, centros de formação e instituições de ensino superior), o CEARTE teve a oportunidade de divulgar a sua oferta formativa com um stand e oficina inseridos no espaço institucional do IEFP,IP.
De entre as centenas de formações disponíveis no CEARTE, o principal enfoque residiu no curso de Conservação e Restauro, devido ao seu caráter único no país e de qualidade técnica superior.
No stand do CEARTE, os visitantes puderam apreciar uma exposição de trabalhos deste curso, assistir a demonstrações das técnicas de douramento de arte sacra, com folha de ouro e folha de ouro e prata, e, ainda, experimentar a técnica de esgrafitado em peças de madeira. Paula Cavaleiro, ex-formanda do CEARTE e atualmente a criar uma empresa em Coimbra nesta área, foi a responsável pela apresentação ao público, contribuindo com o seu testemunho enquanto ex-aluna, especialista e empreendedora.
Além da qualidade da formação sobejamente conhecida em áreas como o Restauro do Património, Cerâmica e Vidro, Têxteis e Moda, os visitantes da feira puderam ainda conhecer os cursos que vão iniciar em setembro no Pólo do CEARTE localizado em Semide: Cozinheiro/a, Cozinha/Pastelaria, e Restaurante/Bar. Os cursos são dirigidos a jovens entre os 15 e os 24 anos, conferem equivalência ao 9º ou 12º ano e garantem estágios em hotéis e restaurantes de renome em todo o país.
Para Luís Rocha, Diretor do CEARTE, “as centenas de jovens, pais e professores que passaram pelo stand do CEARTE para saber mais informações, esclarecer dúvidas e participar nas atividades, são a prova de que, lentamente, a Formação Profissional está a deixar de ser encarada com preconceito, como uma segunda escolha (alternativa ao Ensino Superior), podendo ser sinónimo de um futuro de sucesso profissional para os adultos de amanhã”.
A oferta formativa do CEARTE pode ser consultada em detalhe em www.cearte.pt