
O Município de Condeixa assinou na passada sexta feira, no salão nobre da Câmara Municipal, um protocolo com a CNAF – Confederação Nacional das Associações de Família, entidade que desenvolveu a plataforma SOS Famílias Endividadas, com o objetivo de melhorar o apoio e acompanhamento às famílias com dificuldades financeiras no cumprimento de contratos de crédito.
De acordo com o estabelecido no protocolo, a CNAF/SOS Famílias Endividadas disponibiliza-se a realizar gratuitamente sessões individuais de esclarecimento e análise financeira aos munícipes de Condeixa, bem como a prestar assessoria e representação jurídica em matéria de endividamento aos munícipes de Condeixa em desfavoráveis condições económicas.Para tal, o Município disponibiliza-se a ceder uma sala, localizada no edifício que alberga a Loja Social de Condeixa, para a realização das reuniões e a gerir os agendamentos.
Saliente-se que a crise económica e o aumento generalizado do desemprego causaram inúmeras situações de endividamento e de empobrecimento das famílias, que o Município de Condeixa entende ser necessário ajudar. O SOS Famílias Endividadas é uma rede profissional nacional, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo dar uma resposta rápida e eficaz na resolução de problemas de endividamento de famílias e pessoas singulares. Além do aconselhamento financeiro pessoal, é feita uma análise de cada caso, sendo depois apresentada a recomendação de qual a melhor solução. Num processo inovador, na maioria dos casos, mesmo quando outros enviariam o caso para insolvência, a SOS Famílias Endividadas consegue uma solução de acordo de plano de pagamentos homologado judicialmente – em vez de tentar negociar com os credores caso a caso, desenvolve uma negociação judicial, tendo em vista a aceitação de um plano de pagamentos com condições suportáveis para os endividados (mantendo-se os bens). O protocolo, que foi assinado pelo presidente da Câmara de Condeixa, Nuno Moita, e pela presidente da CNAF, Maria Teresa da Costa Macedo, tem a duração de 3 anos, renováveis. |