O Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém, vai ser palco da 7ª edição do Concurso Nacional de Queijos Tradicionais a 30 e 31 de março. O CNEMA realiza esta iniciativa em parceria com a Qualifica/oriGIn Portugal – que assume a respectiva Direcção.
Este concurso de queijos tradicionais portugueses pretende ser uma forma de motivar os produtores a continuarem a respeitar os modos de produção e o uso dos ingredientes tradicionais que permitem manter a qualidade, a genuinidade e a diferença dos produtos tradicionais Portugueses e divulgar os genuínos queijos, requeijões, travias, almeices e similares, tradicionais portugueses.
O concurso está aberto a todos os produtores de queijos, de requeijões e de travias e similares cujos nomes estejam qualificados como DOP/IGP ou como DO/IG, que beneficiem do uso da marca colectiva de associação ÉQUALIFICADO ou que demonstrem cumprir os requisitos constantes do Documento CQ 06 – CRITÉRIOS PARA A QUALIFICAÇÃO DE QUEIJOS TRADICIONAIS (rev. 3), aprovado pela QUALIFICA/ORIGIN PORTUGAL.
As Categorias de “Queijos” admissíveis a concurso são:
Queijo da Beira Baixa (picante e amarelo, incluindo o queijo “velho”)
Queijo de Azeitão
Queijo de cabra Transmontano (incluindo o queijo “velho”)
Queijo de Castelo Branco (incluindo o queijo “velho”)
Queijo de Évora
Queijo de Nisa
Queijo de São Jorge
Queijo do Pico
Queijo mestiço de Tolosa
Queijo Rabaçal Queijo Serpa
Queijo Serra da Estrela (incluindo o queijo “velho”)
Queijo Terrincho
Requeijão da Beira Baixa
Requeijão Serra da Estrela
Travia da Beira Baixa
Queijos de ovelha, Queijos de cabra, Queijos de vaca e Queijos de mistura, frescos ou curados, bem como Requeijões, Travias, Almeices e similares, desde que cumpram os critérios do documento CQ 06 – CRITÉRIOS PARA A QUALIFICAÇÃO DE QUEIJOS TRADICIONAIS (rev. 3), aprovado pela QUALIFICA/ORIGIN PORTUGAL.
Este Concurso enquadra-se no âmbito de um conjunto de iniciativas promovidas pelo CNEMA, onde se incluem também os Concursos Nacionais de Produtos Tradicionais Portugueses: Aguardentes não vínicas, Alheiras, Azeitonas e Aperitivos, Bolo Rei, Carnes, Chocolates, Conservas de Pescado, Doçaria conventual, Doçaria Popular, Doces de Fruta, Enchidos, Ensacados e Presuntos, Ervas Aromáticas, Folares e Bôlas, Frutos Secos e Secados, Gelados Tradicionais, Licores Conventuais e Tradicionais, Pão, Broas e Empadas, Produtos de Confeitaria, Sal e Condimentos, Sidras Tradicionais e Cervejas Artesanais, Sumos e Concentrados de Fruta, Vinagres de Vinho e de outros Vinagres Tradicionais Portugueses, bem como os Concursos Nacionais de Mel e de Azeite Virgem Extra e o Salão Prazer de Provar integrados na Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo.