54.º ANIVERSÁRIO DA CPA: “SEMANA DA SAÚDE” PRIMOU PELA EXCELÊNCIA

 

Abrunheira / Montemor-o-Velho

Instituição celebrou 54.º aniversário num ambiente de festa e confraternização, onde foi amplamente elogiada pela sua dinâmica.

Uma sessão comemorativa, com animação musical e confraternização com o “parabéns a você”, encerrou, no dia 28 de novembro, um conjunto multidisciplinar de atividades que marcaram a celebração do 54.º aniversário da CPA, nomeadamente a “excelência” da “Semana da Saúde”, com “rastreios e terapias” gratuitos à comunidade.

Rui Silva, presidente da Assembleia-geral da instituição, abriu a sessão dando as boas-vindas às dezenas de populares e convidados, assim como aos clientes da CPA, dizendo “estar grato” pela sua presença, sinal de que a “Casa do Povo continua a ser uma referência” para as diferentes entidades, associados e comunidade em geral.

José Carvalho, presidente da CPA, agradecendo a presença das “pessoas amigas” da instituição, referiu que “ao aceitarmos o desafio de dar o nosso melhor pela região, procurámos, com muito trabalho, perseverança e seriedade, enfrentar os desafios que fomos encontrando e, em simultâneo, concretizar obra, criar emprego e proporcionar melhor qualidade de vida às populações”, salientando que “a CPA é hoje um ponto de referência, o que nos orgulha, como se comprova pelo que fomos solidificando, construindo e edificando pontes para o futuro”. Destacando os serviços proporcionados pela Casa do Povo nos desígnios da depressão/ansiedade e demenciais/Alzheimer, José Carvalho anunciou, com emoção e orgulho, que “estão classificados como os segundos melhores da região centro e pelos melhores do distrito de Coimbra”, segundo a avaliação exaustiva e alargada da equipa multidisciplinar de Gerontopsiquiatria do Hospital da Universidade de Coimbra. O presidente da CPA anotou também o funcionamento de um ginásio, com equipamento de vanguarda, e sala integrada para terapias alternativas, sublinhando que “é preciso aumentar o espaço” para o que “já apresentámos candidaturas”. A finalizar, José Carvalho frisou os diferentes momentos comemorativos do 54.º aniversário da CPA, destacando a “Semana da Saúde”, iniciativa que “primou pela excelência e sucesso”, atendendo, gratuitamente, centenas de pessoas da comunidade.

“Neste aniversário, quero felicitar a CPA pela sua dinâmica e orgulhar-me por ser uma associação do território da freguesia de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca”, referiu Daniel dos Reis Nunes, representante da autarquia local, frisando que “a CPA é uma referência associativa “ que muito contribui para o desenvolvimento do concelho e região.

Jorge Camaneiro, vereador municipal, também usou da palavra para felicitar todos quantos contribuíram para a dinâmica da Casa do Povo, desejando que “a CPA encontre novos estímulos para continuar o seu dinamismo associativo”.

Por seu turno, Alexandra Ferreira, vereadora do pelouro da Ação Social, Inclusão, Solidariedade e Tempos Livres, assegurou que “a CPA é uma instituição ‘de referência’ no concelho pelas atividades e dinâmicas que a diferenciam de outras associações”, nomeadamente “no empreendedorismo e criação de emprego” que “se tem adaptado à realidade do país e tem procurado encontrar a sua autossustentabilidade, substituindo-se, por vezes, às obrigações institucionais”. A terminar, a vereadora deixou uma palavra de reconhecimento à instituição pelo “seu esforço e dinamismo” desejando que “a CPA possa continuar a demonstrar toda a sua inovação e empreendedorismo”.

No momento festivo, além de muitos amigos, elementos dos órgãos sociais, entidades, associados e clientes da instituição, também marcaram presença os vereadores Abel Girão e Aurélio Rocha; o presidente da Junta de Freguesia de Seixo de Gatões, José Madaleno; Conceição Ferreira, em representação da AF de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca; Fernando Nobre, aa FIRA; Helena Fernandes, do Conselho Económico da paróquia de Abrunheira; e António Curto, antigo presidente da CPA. A comemoração do 54.º aniversário da CPA contou ainda com a atuação do Grupo de Música Tradicional Cantares da Vila, de Pereira, e com o tradicional momento dos “parabéns a você”, e beberete de confraternização e partilha do bolo de aniversário.

 

Aldo Aveiro