A Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Coimbra aprovou por unanimidade, o regulamento e o cronograma do orçamento participativo da União das Freguesias de Coimbra (UFC) para 2018.
A UFC, liderada por João Francisco Campos, lançou a primeira edição do Orçamento Participativo (OP). Este OP segue a estratégia definida pelo executivo de actuar em proximidade com os habitante da cidade e de fomentar a proximidade aos centros de decisão através do exercício de uma participação informada e ativa. Cidadãos que participam nos processos de governação local ajudam os eleitos locais nas decisões de afetação dos recursos existentes.
No OP da UFC pode participar qualquer cidadão que viva, trabalhe ou estude na União das Freguesias de Coimbra, com idade igual ou superior a 18 anos.
As propostas para o OP devem estar enquadradas numa das seguintes áreas:
- Ecologia, ambiente e energia;
- Solidariedade e coesão social;
- Equipamentos (melhoria ou reparação de equipamentos culturais, sociais, etc.) e espaços públicos (jardins, parques, praças, etc.);
- Cultura e património (material e imaterial);
- Trânsito, mobilidade, acessibilidades e segurança rodoviária;
- Turismo, comércio e promoção económica.
O período de apresentação de propostas, inicia-se hoje e decorrerá até 31 de Julho. No próximo fim de semana o executivo da UFC fará uma campanha de divulgação desta iniciativa, na Feira Popular de Coimbra, e ao longo do mês em vários locais da cidade, tentado assim alcançar o maior número de pessoas.
As candidaturas podem ser feitas através do sitio da UFC em www.ufcoimbra.pt/op2018, na sede da União das Freguesias ou em qualquer uma das suas delegações e, até domingo, no Stand da UFC que está na Feira Popular de Coimbra.
O regulamento de participação e cronograma está disponível em www.ufcoimbra/op2018
Mais informações e declarações: 918 698 055 (João Francisco Campos – Presidente da União das Freguesias de Coimbra