A próxima sessão das “4ªfeiras Clássicas” será no dia 3 de Novembro, 4ªfeira, pelas pelas 21h no auditório do Centro Paroquial S. Pedro, em Cantanhede, e irá apresentar várias curtas-metragens incluídas no “Marés Curtas – Mostra Internacional de Curtas-Metragens (Marmostra)”, que abordam os temas: Mar, Ambiente, Tradições e Natureza.
Esta será a primeira vez que Cantanhede recebe uma extensão deste festival que já é exibido na Praia de Mira, Figueira da Foz e Canelas (Estarreja), para além da Praia da Tocha onde tem a sua base e acontece por norma anualmente no final de Julho.
Este evento cultural já vai na 4ª edição e teve este ano com o recorde de 3.004 participações, oriundas de 119 países. A organização do festival internacional está a cargo da Associação de Moradores da Praia da Tocha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede e da Junta de Freguesia Tocha.
A iniciativa ‘Marés Curtas’ surge no âmbito da candidatura “O Mar que nos Une” – programação Cultural em Rede 2021, aprovada pelo Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) que integra os municípios de Cantanhede, da Figueira da Foz e de Mira, no distrito de Coimbra, e que visa integrar, capacitar e revitalizar os agentes culturais e artísticos.
As “4feiras Clássicas” em Cantanhede ocorrem desde 2016 por norma na primeira quarta-feira de cada mês à noite no auditório do Centro Paroquial S. Pedro. A entrada é gratuita, sendo aceites donativos para o Jornal Boa Nova, gerente do espaço. Os filmes são geralmente apresentados por cinéfilos da comunidade local.
Em Cantanhede, esta iniciativa decorre com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada, Associação FotografARTE, Coletivo Artístico Efervescente, Associação Lúcia Lima e Paróquia de Cantanhede, contando com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Junta de Freguesia da União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Município de Cantanhede, Cinemusicorium e Rádio Universidade de Coimbra.
Destaca-se também o facto de existirem desde 2019 expansões das “4ªfeiras Clássicas” em Anadia, Mealhada, Águeda e brevemente ainda em mais concelhos da região da Bairrada, no âmbito da intervenção cultural do Cineclub Bairrada.