10.2.2024 –
A sessão das “4ª Clássicas” em Cantanhede, na noite de dia 7 de Fevereiro quarta-feira, no Salão da Associação Musical da Pocariça, teve lotação esgotada.
Foi notória a grande adesão do público para assistir à estreia do cine-concerto criado pelos jovens músicos da Associação Musical da Pocariça, dirigida pelo maestro André Dimas, para longa-metragem “Luzes da Cidade” (1931), uma comédia realizada por Charlie Chaplin.
O evento foi apresentado, como habitualmente, por Vasco Espinhal Otero que contou com João Pedro Lopes na apresentação do filme, tendo a Presidente da Associação Musical da Pocariça, Maria Campos, e o maestro encerrado a sessão.
As “4ª Clássicas” ocorrem em Cantanhede desde 2016 por norma na primeira quarta- feira de cada mês, sendo que entre Abril e Setembro as sessões são realizadas ao ar livre em praças e jardins públicos. Ao longos dos nove anos de programação mensal, foram já estreados mais de duas dezenas de cine-concertos por artistas da região que posteriormente prosseguiram em digressão por outros pontos do país, como será também o caso do trabalho
apresentado pela Associação Musical da Pocariça.
Este projeto conta com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada (cuja Secção de Cantanhede está sediada na Lúcia Lima Associação Cultural – Cadima), contando com a parceria do Município de Cantanhede e o apoio da União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Unidade Pastoral de Cantanhede,
Cinemusicorium e Coletivo Artístico Efervescente, para além do patrocínio de várias entidades privadas.
Destaca-se também o facto de desde 2019 estas sessões ocorrerem também nos concelhos de Anadia, Mealhada, Águeda, Oliveira do Bairro e brevemente em Vagos e Mira, no âmbito da intervenção cultural estruturada do Cineclub Bairrada.
O Cineclub Bairrada, que celebra o seu quinto ano de existência, tem como objetivo geral a divulgação do Cinema, contribuindo com todos os meios para o desenvolvimento da cultura, dos estudos históricos, da técnica e da arte cinematográfica. Esta entidade, que congrega associações culturais dos vários concelhos da região da Bairrada, tem vindo a apostar na formação, programação e produção, com especial interesse no registo do património imaterial (projeto Herança Docs Bairrada) e no apoio a artistas da região.