O segundo e último dia, do evento denominado “Dias de Música em Mira”, que decorreu no dia 3 de Outubro, foi dividido em duas partes.
Na parte da tarde, atuaram a “Escolinha de Música da Filarmónica Ressurreição de Mira”, a “Fresmúsica” e a “Academia de Arte da Associação Allegr´arte”, que mostraram um pouco do muito que realizam no dia-a-dia em termos de crescimento musical, individual ou coletivo. São demonstrações de que a música e a cultura mirense “estão bem e recomendam-se”.
Já no período noturno, foi a vez dos corais. Estiveram presentes o “Coro Juvenil do Conservatório de Música de Santarém”, o “Coral Caetanense” e o “Coro Legatto”, que fez a sua tão esperada estreia.
O Coro de Jovens de Santarém surpreendeu todos com um espetáculo vocal e rítmico, quando encheram o palco com as suas vozes de adolescentes entre os 14 e 16 anos e com a incorporação de ritmos corporais no meio da sua actuação, sob a direção de Miguel Diniz.
De seguida o Coral Caetanense, com sons de cá, arranjos de músicas portuguesas e algumas estrangeiros, e um palco cheio de boas vozes que são uma referência do canto coral na nossa zona. Direção Francisco Gomes.
Por último o tão esperado Coro Legatto, que para além da organização destes “Dias da Música” ainda brindou os presentes com a sua prestação em concerto. Uma entrada inesperada, de cortina fechada com vozes masculinas, com uma música tradicional portuguesa. Logo de seguida ouviram-se as vozes femininas vindas do alto, onde começaram o concerto, na parte de cima da Casa do Povo. O restante concerto, no palco, foi igualmente surpreendente pela afinação e empenho que este jovens tiveram enquanto coro para se apresentarem com um nível tão bom na sua estreia. Terminaram com um espiritual negro, onde 3 solistas, colegas de curso da maestrina Ana Raquel Azeiteiro, vieram completar esta noite mágica.
No fim dos aplausos intermináveis da plateia de pé, a emoção sentiu-se no coro Legatto e na sua maestrina Ana Raquel Azeiteiro, por estes “Dias da Música” terem unido amizades, associações e o povo de Mira, para se comemorar o Dia Mundial da Música.
O Jornal Mira Online e a Rádio Mira Online, que se associaram a esta iniciativa, deixam aqui publicamente o seu regozijo pela organização da maestrina Ana Raquel Azeietiro e do seu staff, fazendo votos de que os “Dias de Música em Mira” tenham continuidade acrescentando, desta forma, mais e mais qualidade à já existente no Concelho.