O Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Portomar, em Mira, é a “casa” dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia – Mira 2019. A prova, que se realiza no próximo dia 31 de Agosto, é organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), com a colaboração do Município de Mira, coloca em competição pombos-correio provenientes de 31 países, tendo os “atletas” iniciado no dia 7 de Julho, os treinos oficiais de preparação para a prova final.
Esta edição dos Campeonatos Internacionais de Mira vão incluir 7 provas em simultâneo, o Grand Prix de Portugal – prova que conta para o Mundial Ranking da Federação Columbófila Internacional (FCI), o Campeonato da Europa, o Campeonato da Europa de Jovens – dedicado a columbófilos com menos de 25 anos de idade, o Torneio Ibero Latino Americano, a Liga das Nações – que coloca em confronto as seleções nacionais europeias e as ibero latino americanas – a Liga Nacional de Campeões, prova em que só participam os campeões gerais dos clubes portugueses, e o Campeonato Nacional de Jovens.
Estima-se que participarão na prova final cerca de 1.200 pombos. A solta será única para todas as provas e decorre a partir de Luciana (Espanha). Os “atletas” vão percorrer, aproximadamente, 420 kms até Mira, colorindo os céus ibéricos, com a solta a decorrer, se as condições meteorológicas forem favoráveis, às 06:30 horas. As chegadas, dependentes da hora de solta, estão previstas a partir das 12:00 horas, no Columbódromo de Mira.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Mira “é um orgulho receber mais uma vez os campeonatos Internacionais de Columbofilia em Mira. Esperamos que seja um dia de alegria, convívio e sucesso para todos os participantes e para aqueles que nos visitam. Mira é mais uma vez a “Capital Mundial” na modalidade da Columbofilia. Este evento para além de trazer participantes de todo o mundo é mais uma forma de promover o concelho e Portugal a nível Turístico e Desportivo.”
Lista dos países com pombos inscritos nos campeonatos:
Grand Prix Portugal – 30 países: Portugal, Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bulgária, China, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Escócia, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Holanda, Iraque, Itália, Japão, Kuwait, Malta, Marrocos, Noruega, Polónia, Qatar, Reino Unido, Roménia, Suíça e Tailândia.
Campeonato da Europa Seniores – 16 países: Portugal, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Malta, Noruega, Reino Unido, Roménia e Suíça.
Campeonato da Europa de Jovens – 15 países: Portugal, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Malta, Reino Unido Roménia e Suíça.
Momentos Especiais
No decurso dos campeonatos Internacionais de Mira serão entregues os troféus aos columbófilos portugueses que se sagraram campeões do mundo, em Taiwan, no decurso de 2018. Recorde-se que Portugal foi campeão do Mundo nas três vertentes em disputa, classificação individual, pombo ás e países.
Serão também homenageados os columbófilos portugueses que integraram a seleção nacional na 37ª Olimpíada de Columbofilia, que decorreu em Poznán, na Polónia, em janeiro de 2019.
Nesta homenagem especial destaque para o columbófilo Mauro Aniceto que se sagrou campeão olímpico de velocidade.