O escritório é relativamente pequeno como pequena, também é, a localidade de Arneiro, que se situa no limite dos Concelhos de Mira e Cantanhede. Mas, as ideias que saem dali são em grande!
Chamam-se Bruno Tarelho e Marta Gomes. São um casal jovem a quem não falta a ambição dos jovens e a maturidade adquirida precocemente, por conta de muitos anos de trabalho.
Bruno trabalhou durante bastante tempo – 17 anos – numa grande casa da região, que se dedica à importação e venda de artigos para o lar – preferencialmente – mas, também, “um pouco de tudo”. Homem encarregue das compras, Bruno Tarelho granjeou, ao longo dos anos, clientes e amigos que foram fundamentais na hora de dar o salto e, arregaçando as mangas, trabalhar para si próprio.
Marta Gomes, por sua vez, é iicenciada em Economia e trabalhou durante anos largos num dos maiores grupos de Cantanhede, da região centro e também, porque não dizê-lo, do país… até quando o grupo deixou de existir.
“Eram horas e horas, dia e noite… por vezes, o telemóvel tocava de madrugada e, por força do contrato, tinha de atender e responder às questões que achassem pertinentes fazer” confessa a empresária que se apercebeu, naquela altura, que “algo tinha de mudar de uma vez por todas, nas nossas vidas… e, foi assim que idealizamos a criação da empresa”.
Nasceu, desta forma, a 3 MT REPRESENTAÇÕES, empresa que mal nasceu, já entrou em crescimento, muito por conta da forma “imparável de procura de novas soluções para os clientes, por parte do Bruno” como afirma Marta, que é a gestora do projeto na parte financeira e burocrática. Quanto a ele, está mais que visto, cabe-lhe toda a gerência de atendimento dos clientes já existentes bem como dos que vão sendo conquistados… ou seja, a área comercial.
O lado menos mau da pandemia
Os experts em Marketing, desde os primórdios desta ciência, identificaram uma realidade nua e crua: é nos momentos de crise que os grandes se fazem!
Foi pensando nesta máxima que Bruno e Marta resolveram apostar, tão logo quanto iniciou a pandemia, no papel outlet, vocacionado para o comércio, a restauração e a indústria. “Os rolos para oficinas resultaram como sempre” diz Bruno, “mas o papel térmico que estamos a implantar no mercado foi uma aposta ainda mais vencedora, já que os clientes aperceberam-se, rapidamente, da qualidade do produto e viram que o processo de entrega e o nosso pós-venda foram e são, uma mais-valia!”.
“Sem apoios” o casal-empresário viu a oportunidade de negócios ampliar-se rapidamente, com um conjunto de conquistas de “parcerias com novas marcas” transformarem-se numa marca registada da novel empresa. Aos já mencionados rolos de papel térmico, industrial ou resmas juntaram-se os plásticos e a reconhecida marca Águas do Caramulo, que vieram alargar o leque de oferta da 3 MT, numa alavancagem comercial que promete “não parar por aqui” uma vez que ambos têm a perceção de que “o mercado muda constantemente e temos de nos adptar a ele”.
A obrigatoriedade de permanecer em casa durante o confinamento não foi um enorme obstáculo para a empresa que ainda há pouco tempo nascera. Antes, pelo contrário! Bruno e Marta desdobraram-se em contatos com fornecedores e clientes, o que ajudou “a consolidarmos a relação com estes, no sentido de procurarmos melhorar a nossa atuação”. Em outras palavras, a pandemia potenciou um negócio recém-criado e, quando muitos viram nela um problema insolúvel, muitos outros – como a 3 MT – enxergaram uma nova janela de oportunidades e lançaram-se aos novos negócios com a certeza de que ela passará e, quem chegar primeiro, terá sempre a vantagem!
É por isso que a 3 MT já tem clientes conquistados desde o Norte de Portugal até Santarém, na área dos plásticos e, mais ainda, no papel e na água, já consegue alcançar uma vasta clientela por todo o país: porque Bruno Taelho e Marta Gomes, destemidamente, enfrentaram com a coragem que lhes é reconhecida a crise que, entretanto, instalou-se no país, no continente e também, a nível global. São cerca de 140 clientes no papel, mais de 100 clientes no plástico e 27 clientes a nível das águas. Foram cerca de setecentos mil euros de faturação em 2020… e esses números serão suplantados, largamente, em 2021.
A 3 MT não nasceu em berço de ouro. Não está localizada num grande centro decisor. Não está vocacionada para se tornar grande a qualquer preço. O que os seus proprietários desejam, é que ela cresça “de forma sustentada”, possa ultrapassar ainda mais as fronteiras de dois Concelhos e seja o reflexo de uma gerência vocacionada “para a relação comercial conjugada com a confiança que vão sendo transformadas em amizades, que – felizmente – conseguirmos conquistar”.
Querem um exemplo daquilo que estes jovens procuram fazer na inovação?
Rapidamente, depois de idealizar e colocar muitíssimas máquinas de álcool gel nas entradas dos estabelecimentos, Bruno Tarelho apercebeu-se da dificuldade das crianças em conseguir utilizá-las. Se rapidamente apercebeu-se disso, rapidamente criou o… Bruninho, a máquina que os seus filhos e os filhos de tantas pessoas também passaram a utilizar. Adaptou a ideia ao tamanho do cliente e deixou-o, também, bem servido. Se isso não é pensar nas necesidades do mercado, então… o que será?
Jornal Mira Online
3MT Representações
Arneiro – Mira
Contatos: 231 455 129 / 939 393 665