01.05.2025 –
Sábado (dia 3, pelas 15:00 horas), as pessoas com deficiência saem à rua. Há concentrações e marchas por todo o país para assinalar o Dia Europeu da Vida Independente. Em Coimbra, há Marcha pela segunda vez.
Dinamizada pela primeira vez em Portugal em 2018, a Marcha pela Vida Independente leva as pessoas com deficiência a tornar visível a sua realidade, os seus corpos e a sua luta. Nesta 8.ª edição, as concentrações iniciam-se todas à mesma hora e terão início às 15:00 horas, no Largo da Portagem, com o percurso a ir até à Praça 8 de Maio.
O manifesto da Marcha pela Vida Independente 2025 reivindica “o cumprimento dos Pilares da Vida Independente — as bases para garantir que todas as pessoas com deficiências, visíveis ou invisíveis, possam viver com dignidade e liberdade. É hora de transformar palavras em ação!”.
Encontra-se disponível para subscrição em: https://shorturl.at/f4aQR
A nível regional, Coimbra reivindica o acesso ao Ensino Superior e a toda a experiência da vida académica, não só a espaços formais das instituições de ensino, como espaços não formais de socialização, convívio e festaNeste sentido, programaram-se duas ações locais no âmbito das comemorações do Dia Europeu da Vida Independente:
- Reunião aberta com repúblicas (dia 30/04, 18H, Pharmácia LGBT Club)
- Vida Independente Party (dia 3/05, 22H, Pharmácia LGBT Club)