PS de Mira propõe: “Doar dinheiro a quem mais precisa e investir em prioridades Poupar, para dar (já) aos Bombeiros”

13.11.2024 –

Pode ler, abaixo e na íntegra, o Comunicado do partido Socialista de Mira.

 “É do conhecimento público que os Bombeiros V. de Mira têm problemas gravíssimos (económicos, financeiros, gestão e outros). Na última Assembleia Geral a atual direção deu conhecimento aos associados de um “buraco financeiro” nas contas de vários milhares de euros, o que já tinha conduzido à demissão da anterior direção responsável pelas contas nos últimos anos. Estes tristes acontecimentos tem sido conhecidos por todos, mas agora começamos a perceber a dimensão e os reais problemas que esta associação enfrenta, chegando ao ponto de não conseguir pagar salários e ter a necessidade de recorrer à banca solicitando um empréstimo de cerca de 400 mil euros.

Fruto destas situações relatadas e de outras do conhecimento geral, a onda de solidariedade Mirense já se faz sentir e os apoios começam a chegar às contas da associação, colmatando alguns dos problemas encontrados. Esta atitude coletiva tem sido fundamental e saudamos esta postura dos Mirenses.

Também é do conhecimento dos Mirenses a débil saúde financeira da Câmara Municipal de Mira. O seu passivo é cada vez maior e apresentam indicadores cada vez mais frágeis que comprovam as más escolhas e os erros de gestão, conduzindo o Concelho para mais problemas económicos e financeiros. Recordamos que recentemente foi contraído um empréstimo de 500 mil euros para tesouraria corrente (onde o problema não é o valor, o problema é mesmo a justificação, que demonstra bem a destruturação existente).

Portanto, em Mira, vive-se um momento especial, e como tal, é nestes momentos que temos de dar sinais diferentes e mudar a página das más decisões.

Se a Câmara Municipal não tem dinheiro para o prioritário não devia gastar milhares de euros no acessório. É momento de deixar de gastar tanto dinheiro em festas e eventos quando, em Mira, não se consegue fazer face aos pagamentos do dia-a-dia, como são os salários dos Bombeiros ou milhares de euros de dívidas aos fornecedores do Município.

O Partido Socialista de Mira propõe que a Câmara Municipal, em todos os eventos e festas que organiza, ou apoia, faça racionalização de custos extraordinária e aplique estas verbas diretamente para os investimentos essenciais do Concelho de Mira.

Sugerimos que o primeiro sinal seja dado na organização da Passagem de Ano. É momento de mudar, este evento deve ser repensado na sua forma e nos seus gastos. Consideramos que o Concelho de Mira deve ter festejos dignos e colaboramos. Contudo, temos certeza que é possível fazer melhor com menos gastos. É tempo de mudar…

Propomos que o orçamento da Passagem de Ano, no imediato, seja reduzido em pelo menos 30% e que esta verba seja doada à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mira.

Partido Socialista de Mira”