25 Abril: PS Mira lamenta “a falta de respeito pela pluralidade e pela democracia”

Leia, abaixo e na íntegra, a nota enviada à redação do Jornal Mira Online, pelo Partido Socialista de Mira

“Lamentamos a falta de respeito pela pluralidade e pela democracia

O 25 de Abril de 2020 está a ser vivido em um contexto totalmente anormal e como tal, todos tivemos de nos reinventar para assinalar esta importantíssima data. Referimos que desde a primeira hora defendemos a obrigatoriedade de distanciamento social para estas comemorações e como tal, sempre achámos que os Municípios deveriam organizar cerimónias não presenciais.

Como referido, nada temos a opor que a atual maioria que lidera o Concelho de Mira, tenha optado por um concerto on-line. E saudamos os músicos que nada têm a ver com esta nossa posição. Julgamos, contudo, que a pluralidade de ideias e a democracia continuam a existir e deveriam de ser honradas. Neste domínio, o Partido Socialista de Mira manifesta total descontentamento perante a falta de respeito demonstrado pelos representantes do Município de Mira e da Junta de Freguesia da Mira.

Não entendemos como se pode achar normal um 25 de Abril sem a participação de todas as forças políticas, onde só fala o Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da Junta de Freguesia de Mira. A pandemia não pode justificar tudo.

Como se pode verificar numa pequena pesquisa pelo Facebook, em praticamente todas as iniciativas onde a Revolução de Abril foi assinalada, os vários quadrantes políticos, legitimamente eleitos pelo Povo, tiveram a possibilidade de participar ativamente nas respetivas cerimónias. Infelizmente, Mira, mais uma vez foi exceção, mas pela negativa. Podemos dar como exemplo a Assembleia da República onde participaram todos os quadrantes políticos com assento parlamentar ou a maioria de Concelhos da nossa região, onde os eleitos participaram.

Os eleitos do PS Mira nem uma mensagem receberam a informar em que moldes iria decorrer as cerimónias ou a convidar a assistir ao 25 de Abril do nosso Concelho de Mira… quanto mais terem sido contactados para poderem dar sugestões ou participarem (reiteramos que não pretendíamos estar presentes, mas pelo menos ter a hipótese de enviar um vídeo era o mínimo). Esta situação não é um pormenor, nem deve de ser desvalorizada, pois demonstra falta de respeito pelos princípios básicos da democracia. Em democracia estas atitudes não podem ser consideradas normais ou simplesmente irresponsáveis.

Estes comportamentos ficam sempre mal, quanto mais no momento em que vivemos. Pedem-nos união e colaboração. Os eleitos do PS Mira demonstram total solidariedade para com o executivo Municipal e os representantes da atual maioria adotam uma postura insolente. Convidam um eleito do seu partido a dar um concerto, usam da palavra e continuam a silenciar todos os outros que legitimamente têm o direito de participar. Sabem? Foi Abril que nos concedeu direitos e não podem ser retirados desta forma. Fica mal utilizarem, descaradamente, as entidades públicas para promoção pessoal e política.

Terminamos, citando duas frases:

Raul Almeida (Presidente da Câmara), no seu discurso, de hoje, do 25 de Abril de 2020: “O 25 de Abril é Liberdade, não tem raça, não tem cor, não tem partidos, Abril é de Todos…”

“Bem prega Frei Tomás, olha para o que ele diz, não olhes para o que que ele faz.”

Comunicação – Partido Socialista de Mira”

Foto: www.publico.pt