Carlos Lourenço é da Lentisqueira, em Mira e tem 62 anos de idade. Com fortes ligações a tudo o que se refere aos Caretos da Lagoa, este artista expõe, atualmente, no Museu do Território da Gândara, seis imagens de sua autoria, que dão a quem as vê, a profundidade de imagens que simbolizam um pouco da enorme história dos Caretos.
O Jornal Mira Online conversou um pouco com este artista que tem na pintura e na escultura, as técnicas que tanto aprecia. Confessando ser alguém que “já não tem grandes ilusões”, nem por isso deixa de expor o que lhe toca profundamente, através “da arte contemporânea e da abordagem de temáticas” como é o caso desta exposição de (poucas) imagens. São somente seis, é certo, mas há ali, em cada uma delas, uma visível retratação do seu “enorme gosto pelas máscaras”.
Influenciado por fotografias que abordam o ritual delas, Carlos Lourenço, é olhando-as frente a frente, que ele se senta no momento em que dá um enorme cunho íntimo e pessoal, transformando a imagem retratada naquela que é a sua “perspectiva sobre a beleza de cada Máscara”. Deste modo, ele acredita estar “a falar também das pessoas que as usam…”
Com obras já mostradas em Mira, em Aveiro, na Figueira da Foz, Lisboa, Porto e em outros locais, Carlos Lourenço expõe até ao final do mês de Abril no Museu do Território da Gândara, localizado mesmo no centro da Vila, de Segunda a Sexta-feira entre 09:00 e as 13:00 horas e, na parte da tarde, das 14:00 às 17:00 horas.
Vale a pena conferir, in loco, a qualidade de cada uma das obras expostas…
Jornal Mira Online