As 21 instituições escolares do Município de Cantanhede envolvidas no programa no Programa Eco-Escolas acabam de ser distinguidos com a Bandeira Verde atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa. À semelhança de anos anteriores, o concelho destacou-se pelo elevado número de instituições de diversos graus de ensino galardoadas em função dos projetos de educação ambiental que desenvolveram, tendo sido o primeiro da Região Centro e do Distrito de Coimbra a esse nível e o sexto no contexto nacional. A entrega das insígnias teve lugar no pavilhão desportivo de Vila Nova de Gaia, em 15 de outubro, com a presença de representantes das 1.100 escolas que participaram no programa.
A Câmara Municipal Cantanhede, enquanto entidade parceira no desenvolvimento da iniciativa, recebeu o Certificado de Município Parceiro, que foi entregue ao vereador da Educação e do Ambiente, Pedro Cardoso. A acompanhar o autarca na cerimónia estiveram responsáveis e alunos envolvidos no desenvolvimento dos projetos que estiveram na base da atribuição da Bandeira Verde, designadamente escolas do Agrupamento de Escolas Lima de Faria – Cantanhede, do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, do Centro de Estudos Educativos de Ançã e da Escola Técnico Profissional de Cantanhede. No total, participaram nas atividades cerca de 1500 crianças, coordenadas por 21 docentes, num processo que abrangeu diferentes níveis de ensino (pré-escolar e 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, público e privado e ensino técnico profissional). A autarquia colaborou na elaboração das candidaturas e no desenvolvimento das atividades de cada um dos estabelecimentos de ensino, atribuiu aos agrupamentos de escolas um subsídio para o efeito, assegurou suporte técnico e logístico sempre que solicitado e proporcionou a todos os alunos envolvidos uma viagem de estudo com incidência em temas relacionados com questões ambientais.
Escolas do Concelho de Cantanhede com Bandeira Verde
Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria: EB1 Balsas, EB1/JI Febres e Fontinha, EB1 Covões/Camarneira, EB1 Corticeiro de Cima, JI do Corticeiro de Cima, Ji Vilamar, EB1 de Vilamar, EB1/JI de S. Caetano, EB 2,3 Carlos de Oliveira, Febres e Escola Secundária de Cantanhede.
Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva – Cantanhede: JI de Murtede, à EB1/JI do Bolho, à EB1 de Sepins e à EB1/JI de Cantanhede-Sul.
Agrupamento de Escolas Gândara-Mar:
EB2,3 João Garcia Bacelar; EB1/JI Tocha e JI Sanguinheira
Outros Estabelecimentos de Ensino:
Centro de Estudos Educativos de Ançã, Prodeco-Centro Social de Covões, Comissão de Melhoramentos do Corticeiro de Cima, Escola Técnico Profissional de Cantanhede