O Prof. João Dias terminou, de forma memorável, a época 2015/2016, com a participação em três Campeonatos da Europa de Seleções, organizados pela UEFA, nomeadamente, UEFA EURO Futsal 2016 (Sérvia), UEFA EURO 2016 (França) e UEFA EURO U19 (Alemanha). O feito tem ainda maior relevância, pelo facto de ter sido o único Preparador Físico na Europa a realizar tal feito.
Salientam-se ainda, as funções que exerceu nas diferentes competições, sendo o responsável pela metodologia de treino durante o EURO de Futsal e o EURO U19, e de ter estar integrado numa equipa de 5 preparadores físicos europeus, liderada pelo Prof. Werner Helsen (Bélgica), no EURO de França.
Recapitulando toda a atividade desportiva internacional do Prof. João Dias, em 2015/2016, regista-se o seguinte: – 2015/16 UEFA Pre-Season Preparatory Course for Top Referees, Switzerland – Centre of Refereeing Excellence 28 – Consolidation Course, Switzerland – 9th UEFA Course for Futsal Referees, Serbia – 6th Course for national Referee Fitness Instructors in Europe, San Marino – UEFA EURO Futsal Championship – Serbia 2016 – UEFA EURO Championship – France 2016 – UEFA EURO U19 Championship – Germany 2016
Para João Dias, “esta foi uma época fantástica, e muito difícil de repetir ou igualar no futuro (ser o único preparador físico europeu a participar em 3 Europeus no mesmo ano). Foram momentos e experiências vividas que ficarão para sempre na memória, nos maiores palcos europeus, em 2016.
Fazer parte da estrutura da UEFA à vários anos (o UEFA EURO 2004 foi primeira competição onde participei), e merecer uma confiança crescente dos seus responsáveis, é algo que me deixa imensamente orgulhoso, mas ao mesmo tempo, com uma responsabilidade acrescida, visto que, também tenho o dever de dignificar, em patamares de excelência, o nome de Portugal e de todas as entidades com quem trabalho. Noutra dimensão, saliento que, o equilíbrio emocional que me permite desempenhar estas funções ao mais alto nível europeu, deve-se em grande parte, ao permanente apoio familiar, sem qual, seria impossível mantê-lo.
Outro dos motivos de orgulho manifestado por João Dias, “é o facto de ter a oportunidade de continuar a divulgar o excelente trabalho que se desenvolve em Portugal, nos Centros de Treino da Federação Portuguesa de Futebol (onde é o Coordenador do Gabinete Técnico), e que são um exemplo de sucesso em toda a Europa (ao nível da sua organização e das metodologias aplicadas)”.