04.08.2025 –
Um homem foi detido pela GNR de Oliveira do Hospital, , pelo crime de incêndio florestal doloso. A detenção ocorreu na sequência de um incêndio que deflagrou no concelho de Oliveira do Hospital, e cuja origem foi provocada intencionalmente com recurso a fósforos, segundo confirmou o Comando Territorial de Coimbra.
Após o alerta para o incêndio, os militares da Guarda encetaram diligências policiais no terreno, tendo recolhido indícios que apontam para a ação deliberada do suspeito, agora constituído arguido. A investigação foi entretanto remetida ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra, ficando a cargo da Polícia Judiciária (PJ).
Este caso insere-se numa estratégia mais ampla da GNR, que tem vindo a reforçar o patrulhamento e as ações de prevenção em zonas florestais, com o objetivo de combater a criminalidade associada aos incêndios rurais, protegendo pessoas, bens e o património natural.
A GNR relembra ainda que:
-
🔥 As queimadas e queimas mal conduzidas continuam a ser uma das principais causas de incêndios em Portugal;
-
🚫 É proibido realizar queimas ou fogueiras em dias de perigo de incêndio “muito elevado” ou “máximo”;
-
📱 É essencial seguir regras de segurança, estar sempre acompanhado e ter telemóvel por perto em qualquer ação com fogo.
Através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), a GNR mantém uma vigilância constante sobre o território e incentiva à denúncia de irregularidades através da Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520.
Jornal Mira Online
📌 Fonte: Guarda Nacional Republicana