25.07.2025 –
O Ministro da Economia e Coesão Territorial, Castro Almeida, esteve esta quarta-feira, 23 de julho, no concelho de Anadia, onde visitou um conjunto de infraestruturas municipais recentemente concluídas, demonstrativas da aposta local no desenvolvimento económico, académico e empresarial da região.
A agenda incluiu a ampliação da Zona Industrial da Amoreira da Gândara, o novo Alojamento Estudantil de Anadia e a recém-criada Escola da Bairrada. O governante presidiu ainda à cerimónia de tomada de posse da nova direção da ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, agora liderada por Rui Reste.
🏭 Nova vida à Zona Industrial
Com um investimento superior a 4 milhões de euros, a ampliação da Zona Industrial da Amoreira da Gândara permitiu triplicar a capacidade de lotes disponíveis, passando a oferecer 17 novos espaços para empresas se instalarem numa área total de 36 hectares. Trata-se de um passo determinante para reforçar a atratividade e competitividade empresarial da região.
🏫 Alojamento Estudantil e Ensino Superior com selo do PRR
Na antiga Escola Secundária de Anadia, foi criado um moderno Alojamento Estudantil com 56 camas, fruto de um investimento superior a 2 milhões de euros, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O espaço está orientado para estudantes do ensino superior — nacionais e internacionais — e também para docentes, investigadores e bolseiros em mobilidade.
Já a Escola da Bairrada, também instalada neste edifício, surge como resultado de um protocolo entre os Municípios de Anadia e Mealhada e o Instituto Politécnico de Coimbra. Com um investimento de cerca de 250 mil euros, o polo oferece cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), microcredenciações e pós-graduações em áreas alinhadas com as necessidades empresariais da Bairrada. Estão já abertas inscrições para os CTeSP em Redes e Sistemas Informáticos e em Vitivinicultura Sustentável.
🗣️ Burocracia, acessibilidades e prazos em debate
Durante a visita, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, não deixou de partilhar preocupações estruturais. Lamentou os constrangimentos burocráticos impostos pelos processos de ordenamento do território, que, segundo a autarca, têm causado perdas de oportunidades de investimento e atrasos significativos, como no caso do Plano de Pormenor da Amoreira da Gândara, que demorou uma década a ser aprovado.
A edil voltou ainda a insistir na necessidade urgente de um acesso direto à A1, frisando que a ligação eficiente aos grandes corredores logísticos é determinante para a competitividade local.
Sobre os prazos apertados dos projetos financiados pelo PRR, Maria Teresa Cardoso deixou um apelo direto ao Ministro, pedindo a prorrogação urgente dos prazos de execução, sob risco de comprometer os objetivos estabelecidos — nomeadamente no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, projeto de 939 mil euros a concluir já em setembro.
✍️ Nova direção da ACIB toma posse
A visita encerrou-se com a tomada de posse dos novos órgãos sociais da ACIB, que passam a ser presididos por Rui Reste, até aqui vice-presidente da associação. O Ministro Castro Almeida destacou o “empenho e visão empreendedora” da autarca de Anadia, enaltecendo os projetos que visitou e assegurando que o nó de acesso à A1 está entre as prioridades do Governo nas negociações com a concessionária da autoestrada.
Jornal Mira Online